Nascia o politico, António Guterres

30 Abril 1941

António Manuel de Oliveira Guterres assumiu funções como nono Secretário-Geral da Organização das Nações Unidas no dia 1 de Janeiro de 2017. Tendo assistido ao sofrimento dos grupos mais vulneráveis da sociedade em campos de refugiados e zonas de guerra, António Guterres está determinado a servir como um intermediário para a paz, alguém que constrói pontes e promove a inovação e reforma.

1833_000x9bx8

Entre 2005 e 2015, antes de ser nomeado Secretário-Geral, Guterres liderou uma das principais organizações humanitárias do mundo, o Alto-Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR). Guterres exerceu este cargo em tempos exigentes, tendo lidado com uma das mais graves crises de refugiados das últimas décadas e com o agudizar de conflitos na Síria, no Iraque e de várias crises no continente Africano. Neste período, o então Alto-Comissário para os refugiados promoveu uma série de reformas estruturais do ACNUR, visando melhorar a capacidade de resposta e eficácia da agência da ONU.

f59bb7994a4cae_59bb7994a4d5b.thumb

Antes de se juntar à Organização das Nações Unidas em 2005, António Guterres dedicou mais de 20 anos da sua carreira a funções públicas e governativas em Portugal e também a nível Europeu. Guterres foi deputado no parlamento português durante 17 anos, foi também líder do grupo parlamentar do Partido Socialista, esteve envolvido na resolução da crise de Timor Leste enquanto primeiro-ministro de Portugal, e presidiu o Conselho Europeu.

19176696_304

Ao longo da sua vida, Guterres foi sempre ativo no campo da solidariedade, tendo fundado o Conselho Português para os Refugiados e a Associação para a Defesa do Consumidor (DECO) e presidido o Centro de Ação Social Universitário, responsável por vários projetos de desenvolvimento social em Lisboa.

Hoje, como Secretário-Geral da ONU, Guterres é o porta-voz para os interesses e as necessidades de todos, especialmente dos mais fracos e vulneráveis.

1antonio_guterres