Pedro Álvares Cabral chega ao Brasil

22 Abril 1500

No dia 22 de abril de 1500 a frota comandada por Pedro Álvares Cabral chegou ao território baptizado de Vera Cruz pelos portugueses e onde hoje se encontra o Brasil.

Cabral_voyage_1500_PT

Estima-se que cinco milhões de indígenas se espalhavam pelo litoral brasileiro em 1500. No dia da chegada de Cabral, os portugueses ancoraram em frente a um monte, baptizado de Pascoal, no litoral sul de onde hoje está a Bahia. Antes de seguir viagem para a Índia, os navegantes permaneceriam no Brasil até o dia 2 de maio para tomar posse da terra “em nome de D. Manuel I e de Jesus Cristo”.

descoberta-brasil

Do dia da chegada dos portugueses, apenas três depoimentos ainda estão disponíveis actualmente. O mais detalhado deles é a “Carta de descobrimento do Brasil”, de Pero Vaz de Caminha, escrivão da armada. No dia seguinte à chegada dos portugueses, ocorreu o primeiro encontro entre os navegadores e os indígenas. No dia 26, o primeiro domingo depois da Páscoa, o frade franciscano Henrique Soares de Coimbra rezou uma missa em terra firme. No dia 1o. de maio, uma outra missa foi rezada e também realizada a posse oficial da terra. Foi erguida uma grande cruz de madeira, com as armas reais de D. Manuel. Na manhã seguinte, no dia da partida da esquadra, os portugueses deixaram dois desterrados, que trocaram a pena de morte pelo exílio em terras desconhecidas. Além deles, ficaram no Brasil outros dois portugueses, que desertaram.

Pedro_Alvares_Cabral