Abraham Lincoln , Presidente dos USA sofre um atentado

14 Abril 1865

Somente uma semana depois da capitulação do general sulista Robert Lee, rendido com seu numeroso exército, em Appomattox Court House, Virginia, terminando efectivamente com a Guerra Civil americana, exatamente no dia 14 de abril de 1865, Abraham Lincoln é ferido mortalmente. O local foi o Ford’s Theatre, em Washington, o autor do crime, um certo John Wilkes Booth, partidário fervoroso dos sulistas. Ele atira à queima-roupa sobre o presidente que morre pelo ferimento recebido na manhã seguinte. Lincoln falece antes de assistir à ratificação da 13ª Emenda à Constituição dos Estados Unidos que aboliu a escravidão.

lincoln

Na tarde de 14 de Abril, o conspirador Lewis T. Powell invadiu a casa do Secretario de Estado Seward, ferindo-o e a três outros seriamente, enquanto George A. Atzerodt, encarregou-se do vice-presidente Johnson, apavorou-se e fugiu. Entrementes, minutos após as 10 horas da noite, Booth entrou, sem ser notado, no camarote privativo de Lincoln e atirou no presidente com uma única bala na parte posterior de sua cabeça. Golpeando um oficial do exército que correu atrás dele, Booth saltou sobre o palco e gritou “Sic semper tyrannis! [É assim com os tiranos]—o Sul está vingado!”

800px-The_Peacemakers_1868

Embora Booth tenha fraturado sua perna ao saltar do camarote de Lincoln, conseguiu fugir de Washington montado num cavalo. O presidente, mortalmente ferido, foi carregado a um albergue em frente ao teatro. Às 7h22 da manhã seguinte, Lincoln, 56 anos, morreu. Era o primeiro presidente norte-americano a ser assassinado.

Booth, perseguido pelo exército e outras forças secretas, foi finalmente encurralado em um estábulo perto de Bowling Green, Virginia, e morreu possivelmente do ferimento causado por um tiro auto-infligido enquanto o estábulo era consumido pelo fogo. Das outras 8 pessoas envolvidas com a conspiração, quarto foram enforcadas e quarto foram presas. Lincoln, o 16º presidente dos Estados Unidos foi enterrado em 4 de maio de 1865 em Springfield, Illinois.

18013588_303