Em 1906 nascia o escritor , Samuel Beckett

13 Abril 1906

Romancista e dramaturgo irlandês, Samuel Barclay Beckett nasceu a 13 de Abril de 1906 na cidade de Dublin.

Oriundo de uma família protestante e abastada , estudou na Port Royal School antes de ingressar no Trnity College da sua terra natal. Após ter conseguido o bacharelato em estudos franceses e italianos no ano de 1927, Beckett começou a trabalhar como Professor em Belfast.

beckett
Mudando-se para Paris, passou a frequentar a pequena comunidade literária de expressão britânica que se reunia na famosa livraria Shakespeare and Company de Sylvia Beach, onde conheceu James Joyce. Auxiliou o compatriota na preparação do manuscrito de Finnegan’s Wake(1939) e lecionou Inglês na École Normale Superieure .
Em 1930  Beckett estreou-se como poeta, ao publicar Whoroscope , um monólogo dramático que fazia protagonizar pelo filósofo francês René Descartes, que empreendia uma meditação sobre os mistérios de Deus, da vida e da morte, enquanto esperava pelo seu pequeno-almoço, uma substancial omoleta.

1844

Depois da eclosão da 2ª Guerra Mundial, vincula-se à Resistência Francesa, na ocasião da invasão de Paris pelo exército Nazi, em 1941, juntamente com a sua esposa. Durante os dois anos que Beckett esteve hospedado em Roussillon, ele indirectamente ajudou a Maquis a sabotar o exército alemão nas montanhas Vaucluse, embora ele raramente falasse sobre o seu trabalho durante a guerra na vida adulta. Afasta-se da resistência em 1942, quando ambos foram obrigados a fugir da França. Morre em 1989, cinco meses depois da sua esposa, de enfisema pulmonar, contra o qual já lutava havia três anos. Foi enterrado no cemitério de Montparnasse.

images