Dia Mundial do Autismo

2 Abril 2007

O Dia da Consciencialização do Autismo comemora-se anualmente a 2 de abril.

Neste dia para a consciencialização do Autismo decorrem iniciativas a nível mundial quem tentam sensibilizar a comunidade para a questão do Autismo. Com este objetivo, costumam-se acender monumentos com luzes azuis pelo mundo inteiro nesta data.
Várias câmaras municipais de Portugal costumam aderir a esta iniciativa de consciencialização e iluminam os seus monumentos de azul. Também se realizam seminários, se entregam pulseiras e laços de cor azul alusivas ao autismo neste dia, assim como se veste uma peça de roupa azul, ou se acende uma vela desta cor, entre outras actividades.

2-de-abril

Outra iniciativa que decorre é a angariação de fundos e de informação para professores, educadores, cuidadores de saúde e pais.

O Autismo é um distúrbio neurobiológico complexo que dura tradicionalmente toda a vida. Esta doença apresenta-se como a mais séria e célere incapacidade de desenvolvimento a nível mundial. Acredita-se que 67 milhões de pessoas são afectadas pelo Autismo, tornando-se esta doença mais comum em determinados países do que o cancro, o HIV e a diabetes em conjunto.

Dia-do-Autismo

Em Portugal destaca-se a acção da FPDA – Federação Portuguesa de Autismo no combate a esta doença.

Autismo