“A Selva“ – Livro do escritor Ferreira de Castro

28 Março 1930

Depois da publicação de “A Experiência”, “ «A Missão» e «O Senhor dos Navegantes» ” e “Emigrantes”, a Cavalo de Ferro publica,  “A Selva”, uma das obras mais comercializadas do escritor nascido em Salgueiros, concelho de Oliveira de Azeméis.

Baixar-Livro-A-Selva-Ferreira-de-Castro-em-PDF-ePub-e-Mobi-ou-ler-online

Este livro vendeu, quando a literatura portuguesa tinha pouca ou nenhuma expressão, mais de 500 mil exemplares e foi louvado por Camus, Stefan Zweig, Jorge Amado e Nemésio como um dos mais importantes romances sobre a selva amazónica.

Nesta obra, Ferreira de Castro procura pacificar-se com o seu passado ao exorcizar a experiência traumática que teve nos seringais. O biografismo é fundamental na génese de “A Selva”. O autor português esteve muitos anos em território brasileiro, incluindo o espaço geográfico onde se desenvolve a acção do romance. A história de Alberto, o personagem que viaja em condições miseráveis para o Brasil, é a projecção da experiência do escritor que viajou, aos 12 anos, nas mesmas condições, entre esfomeados, num porão de 3ª classe.

selva