Em 1951 nascia o actor Kurt Russell

17 Março 1951

Criança-estrela, seguiu uma carreira adulta como heróis atléticos e anti-heróis desde a década de 80. Kurt Russell. Começou a actuar aos nove anos de idade em filmes da Disney e projectos de TV. Depois de várias participações especiais, estrelou sua própria série de Western, The Travels of Jaimie McPheeters (ABC, 1963-64), com um elenco que incluía Charles Bronson e os ainda muito jovens irmãos Osmond.

Russell actuou em diversos filmes da Disney até meados da década de 70, incluindo Follow Me, Boys! (1966), como um escoteiro; The Horse in the Gray Flannel Suit (1968); The Barefoot Executive, The Computer Wore Tennis Shoes (ambos em 1970); e The Strongest Man in the World (1975). Durante sua longa fase como estrela de um estúdio, Russell também arrumou tempo para adicionais participações especiais na TV (Perdidos no Espaço, Gilligan’s Island) e em alguns filmes não-Disney, incluindo Fools’ Parade (1971), um Western estrelado por James Stewart. Na maior parte destes filmes Russell não era um garoto adorável típico, mas sim um jovem duro e problemático.

kurt-russell-disney--644x362

Russell mostrou que funcionava em comédias mais convencionais como Armas e Amores (1984), onde fez um funcionário de avião que ajuda Goldie Hawn a se afastar do soldado Ed Harris, e em O Louco Lobo dos Mares (1992). Usou habilidades mais dramáticas estrelando como companheiro de trabalho e amante de Meryl Streep em O Retrato de Uma Coragem (1983) e como um bombeiro forte no filme de Ron Howard, Cortina de Fogo (1991). Russell continuou um eficiente protagonista em Conspiração Tequila (1988), com Mel Gibson e Michelle Pfeiffer, combatendo o tira corrupto Ray Liotta em Obsessão Fatal (1992), e como Wyatt Earp em Tombstone, (1993), uma versão de O.K. Corral. Stargate (1994), porém, combinou de maneira convencional papéis de acção e sci-fi, com um Russell machão ao lado do nerd James Spader, explorando outro mundo atingido através de uma ferramenta antiga de viagens cósmicas.

kurt

Trabalhou com Steven Seagal no thriller Momento Crítico (1996), sobre um avião seqüestrado, e em seguida fez a continuação de John Carpenter, Fuga de Los Angeles (1996), onde, além de reprisar seu papel de Snake Pliskin, foi co-roteirista e co-produtor (com Debra Hill).

Anteriormente casado com a atriz Season Hubley, Russell co-estrelou duas comédias românticas com sua companheira desde 1982, Goldie Hawn: Armas e Amores e Um Salto para a Felicidade (1987). Os dois se conheceram em 1968, quando Hawn foi bailarina no filme de Russell da Disney, The One and Only, Genuine, Original Family Band.

86th Annual Academy Awards - Arrivals