Construção do Arco do Triunfo – Paris

18  Fevereiro 1806

O Arc de Triomphe de Paris (O Arco do Triunfo de Paris), é um dos monumentos mais famosos do mundo. Está localizado na praça Charles de Gaulle, no extremo oeste da avenida Champs-Élysées. Antigamente, o nome da praça era Place de l Étoile.

O imperador francês Napoleão Bonaparte decidiu construir este arco no dia 18 de Fevereiro de 1806 em homenagem à vitória em uma de suas mais importantes batalhas, a de Austerlitz (1805). Foi projectado pelo arquitecto francês Chalgrin, inspirado na arquitectura romana, e atinge uma altura de 49 metros e 45 de largura. Possui uma estátua em cada um de seus quatro pilares. Dentro do Arco há um museu que explica sua história e construção. É possível subir ao tecto, de onde se pode ter uma vista panorâmica de alguns dos lugares turísticos mais famosos de Paris.

Arc_De_Triomphe_Paris_in_1000_MegaPixels_Zoom_in

A obra foi oficialmente inaugurada em 1836, depois da morte de Napoleão, que ocorreu em 1821. Projetado por Jean Chalgrin, o Arco do Triunfo é um símbolo de patriotismo e motivo de orgulho aos franceses.

Com 50 metros de altura, o monumental arco tornou-se, desde então, ponto de partida ou passagem de paradas militares, manifestações populares e, claro, visita de turistas. O Arco do Triunfo é um dos cartões-postais da França mais conhecidos e divulgados pelo mundo.

arc-de-triomphe-paris

As esculturas, altos-relevos, baixos-relevos e inscrições existentes no Arco do Triunfo são inúmeras. Possivelmente a escultura mais conhecida do Arco do Triunfo, a Partida dos Voluntários de 1792, também conhecida como A Marselhesa, foi esculpida por François Rude em 1833 e representa a Pátria-mãe com as asas abertas e estendidas chamando e motivando voluntários para que se unam e lutem pela sua pátria, a França.

AC2