Nascia o empresário e politico, Michael Bloomberg

14  Fevereiro 1942

Michael Rubens “Mike” Bloomberg (Boston, 14 de Fevereiro de 1942) é um magnata empresário e politico norte americano. É o fundador da empresa de comunicações Bloomberg e ex-chefe do governo municipal da cidade de Nova Iorque.

Democrata antes de concorrer ao executivo, mudou a sua filiação para o Partido Republicano para disputar a eleição municipal de Nova York em 2001, da qual saiu vitorioso. Foi reeleito em 2005 como Republicano, mas deixou o partido em 2007 devido a desavenças político-filosóficas com a liderança nacional do partido, tornando-se assim independente, embora ligado aos republicanos. Apesar disso, apoiou ao democrata Barack Obama na nas eleições presidenciais de 2012.

michael-bloomberg-3

Em 2008 Bloomberg esforçou se numa campanha por uma emenda à legislação eleitoral de Nova York que permitiria um terceiro mandato ao já independente candidato, alegando que um político como ele era necessário para ao mesmo tempo administrar a cidade e lidar com a crise económica de 2007 . Após aprovada a emenda, Bloomberg elegeu-se para o terceiro mandato em 2009.

Michael Bloomberg subiu na lista da revista Forbes e, na edição de 2009, aparecia em oitavo lugar na lista dos mais ricos dos Estados Unidos. Ele depois de, segundo a revista, comprar mais uma parte da sua empresa, já acumula uma fortuna de 20 bilioes de dólares. Bloomberg gastou 74 milhões de dólares para se eleger presidente da câmara da metrópole em 2001, e mais 85 milhões de dólares para se reeleger em 2005, com mandato até 2009.

130312133851-11-michael-bloomberg-horizontal-large-gallery

Michael Bloomberg é o décimo primeiro homem mais rico dos USA,com a sua fortuna avaliada, actualmente em 22 biliões de dólares.

Em 2012 a revista Forbes classificou Bloomberg como a 20° pessoa mais rica do mundo, com 22 biliões de dólares.

Bloomberg por vezes é chamado de centrista, mas isso não é exactamente correto. Ele é liberal em questões sociais, como em relação ao casamento gay e à insensatez de manter tantos americanos encarcerados. Mas ele também irrita os liberais quando exige políticas de revista duras para jovens negros e homens hispânicos. “A política de revista (Stop-and-frisk) reduziu o crime”, afirma com convicção. “E coagir a garotada a não portar armas é uma de suas partes integrantes.” Há projectos municipais voltados para jovens pertencentes a grupos minoritários, e a sua fundação doou US$ 30 milhões a iniciativas desse tipo.

the-fabulous-life-of-michael-bloomberg