Nascia o nadador olímpico, Mark Sptiz

10  Fevereiro 1950

Spitz nasceu no estado da Califórnia, mas quando tinha apenas dois anos de idade a sua família mudou-se para o Havaí, onde aprendeu a nadar. De volta ao seu estado natal quatro anos mais tarde, começou a nadar sob a orientação do técnico Sherm Chavoor, que se tornaria o seu mentor e de diversos outros campeões olímpicos.

072412-Mark-Spitz-then

Aos dez anos, Spitz começou a mostrar o seu potencial para o desporto, ao quebrar dezassete recordes nacionais e um recorde mundial da natação para a sua faixa de idade. Depois de passar toda a adolescência como o mais promissor dos jovens nadadores americanos, ele conquistou, aos dezassete anos, cinco medalhas de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Winnipeg, em 1967.

O norte-americano é considerado o primeiro Rei das Águas, tendo entrado para a história no ano de 1972, em Munique, onde conquistou sete medalhas de ouro. Antes disso, Spitz havia conquistado dois ouros no México, em 68, além de uma prata e um bronze.

spitz-by-skysportsdotcom

Devido a este facto, Spitz retirou-se da natação com apenas 22 anos de idade e 5 como profissional, e enriqueceu fazendo comerciais de todo tipo de produtos — foi a sua época de ouro dos EUA — e a participar de programas famosos da tv americana, mas, desconfortável com essa carreira para a qual reconhecia não ter talento, retirou-se definitivamente do show-business ainda nos anos 1970.

1510773808_954236_1510777194_noticia_normal