George Washington é eleito 1º Presidente dos EUA

4  Fevereiro 1789

Em 1789, acontece a primeira eleição presidencial da incipiente república dos Estados Unidos da América. Os eleitores introduzem as suas cédulas nas urnas para eleger os membros do colégio eleitoral de cada estado da União. Somente homens, brancos e donos de propriedades estavam aptos a votar. Como esperado, George Washington ganha as eleições e assume o cargo de presidente.

the-inauguration-of-washington-as-first-president-of-the-united-states-april-30th-1789-at-the-old-city-hall-new-york-by-currier-ives

Como desde 1789, os EUA ainda se utilizam do sistema do Colégio Eleitoral, estabelecido pela Constituição, que concede a todos os cidadãos acima de 18 anos o direito de votar para eleger os delegados de cada estado que, por sua vez, votam no presidente. O presidente e o vice-presidente são os únicos cargos federais elegíveis escolhidos pelo Colégio Eleitoral em lugar do voto popular direto.

Hoje em dia, os partidos políticos habitualmente designam as suas lista de delegados para o colégio eleitoral nas convenções estaduais ou pelo voto da executiva estadual do partido. Os delegados geralmente são escolhidos entre os membros mais fiéis das respectivas agremiações. Parlamentares, tanto senadores quanto deputados, não podem ser membros do Colégio Eleitoral. Mas cada estado pode escolher o mesmo número de delegados que possuir de parlamentares no Congresso. O Distrito de Columbia possui três eleitores. O dia das eleições presidenciais recai, a cada quatro anos, em anos bissextos, na primeira terça-feira que segue a primeira segunda-feira do mês de Novembro.

114b4fe54a192086489979067420686c