Nascia o futebolista Gianluigi Buffon

28 Janeiro 1978

(Carrara, 1978) Futebolista italiano, considerado quase por unanimidade o melhor guarda redes da sua época e um dos melhores da historia. Gianluigi Buffon, Gigi para os mais íntimos, nasceu no seio de uma família com grandes inquietudes artísticas e muito ligada a todo o tipo de desportos. O seu Pai, Adriano Buffon, dedicou se ao atletismo  e foi campeão júnior de Itália em lançamento do peso; a sua Mãe, Maria Stella, foi uma cantora de reconhecidos méritos nas décadas de 1970 e 1980; as suas 2 irmãs, Guendalina e Veronica, jugaram bastantes anos voleibol como profissionais.

storia parma calcio

Buffon começou a jogar futebol no colégio, sem posição fixa, até que os seus companheiros, dada a sua estatura (1,90 m), lhe pediram para defender a baliza num importante jogo de final de curso. Desde ai não mais largou as balizas. De imediato um olheiro do Parma fixou se nas suas qualidades e o colocou nas camadas mais jovens do clube.

Em 2001, Buffon foi vendido pelo Parma á Juventus, por € 52 milhões, o que faz dele o guarda redes mais caro de sempre da história do futebol recorde este que permanece até os dias actuais.

Juventus vs Sampdoria

Também conhecido como Gigi, o atleta fez parte do elenco titular da selecção Italiana, campeã do mundo em 2006. Nesta competição, Buffon denunciou ao árbitro a cabeçada de Zidane  no seu companheiro Materazzi, o que acarretou a expulsão do então médio da França. Após a denuncia, pediu desculpas a Zidane, mas explicou-lhe que aquela cabeçada merecia um cartão vermelho. Os dois amigos conheceram-se na passagem do francês pela Juventus.

Foi considerado pela IFFHs, em 2013, o melhor guarda redes dos últimos 25 anos.

Ídolo da Juventus, a sua maior virtude fora dos campos é o carisma, sendo muito querido por todos os jogadores adversários. “Salta con noi Gigi Buffon” é o grito dos adeptos da Juventus.

Juventus vs Udinese

É recordista de partidas realizadas pela Seleção Italiana.

Foi envolvido, em dezembro de 2011, no escândalo de manipulação de jogos na Itália.

No dia 20 de Março de 2016, no clássico local contra o Torino, Buffon superou o recorde de 929 minutos de Sebastiano Rossi sem sofrer golos na série A chegando a 974 minutos consecutivos sem sofrer qualquer golos.

gigi-buffon-squadra-azzurra