“ O Clube dos Poetas Mortos“ – Filme

19 Janeiro 1989

O filme “Clube dos Poetas Mortos” relata a história de um professor de literatura e dos seus alunos num colégio interno marcadamente elitista e com uma disciplina muito rígida.

As aulas do professor Keating são dadas de forma considerada pouco ortodoxa no colégio. Keating apela para valores como a liberdade de pensamento e de expressão que colidem frontalmente com os que são defendidos no colégio. Entusiasmados com o lema “Carpe diem” (aproveita o dia) proclamado pelo professor, os alunos ganham coragem para experimentar desafios e experiências que nunca antes ousariam enfrentar.

dead-poets-society-poster-artwork-robin-williams-ethan-hawke-robert-sean-leonard

Á semelhança do que o professor Keating fizera na juventude, sete dos seus alunos criam o “Clube dos Poetas Mortos”. O clube reúne furtivamente à noite, numa gruta, nas imediações do colégio. O grande tema é a poesia. O suicídio de um jovem, brutalmente reprimido pelo pai na sua vocação, vai desencadear uma situação de confronto entre a direcção do colégio e o professor Keating acusado de instigar os seus alunos à desobediência. O professor é expulso e direcção do colégio toma medidas para que tudo volte à normalidade.

Realização – Peter Weir

Titulo Original – “ Poets Society “

Com – Robin Williams , Ethan Hawke , Josh Charles

Género – Drama

sociedade-dos-poetas-mortos