Nascia o boxeur Joe Frazier

12 Janeiro 1944

Quando o menino Joseph William Frazier recebeu os  primeiros treinos de boxe em Filadélfia, apenas com o intuito de perder peso, ninguém imaginou a tremenda carreira que estaria para vir e o enorme guerreiro que estava para surgir.

Nascido em Beaufort, na Carolina do Sul, Frazier casou se quando tinha apenas 15 anos de idade, e mudou para Filadélfia. Lá começou a lutar boxe e estabeleceu uma carreira amadora sólida, sendo derrotado apenas uma vez contra Buster Mathis, nas eliminatórias para os jogos Olímpicos de 64.

Joe_Frazier_1

Porém, quando uma contusão impediu Buster Mathis de viajar até Tóquio, para os Jogos, Frazier foi no seu lugar, e acabaria por voltar aos EUA com a medalha de ouro no peito. A partir daquele momento, muitos do meio do boxe passaram a prestar mais atenção no garoto que jamais desperdiçava as oportunidades que a vida lhe oferecia e sempre encarava os desafios com uma bravura singular.

Então, Joe Frazier tornou se profissional, em 1965, pondo KO com facilidade os seus 11 primeiros adversários, até encarar o argentino Óscar Bonavena, que era top 10 dos pesados em 66. Após vencer Ringo numa decisão de 10 rounds, Frazier enfrentou outro adversário de respeito, o bom Eddie Machen, com um KO em 10 rounds. Já em 67, com vitórias sobre o duríssimo canadiano George Chuvalo (KO no 4º round), Frazier já era considerado um dos 10 melhores da categoria e um dos lutadores mais temidos do mundo.

Com o seu estilo de pressão ininterrupta e condicionamento físico invejável, Joe rapidamente tornou se popular.

d7c3fc9c72a16edcbe1111edb939f232

Depois de vencer outros oponentes de destaque como Manuel Ramos, novamente Bonavena e o competente Jerry Quarry, finalmente Joe teria uma chance pelo título mundial. O adversário da vez seria o duro e habilidoso Jimmy Ellis.

No Madison Square Garden, em NY, o que se viu foi “Smoking” Joe dizimar, inabalavelmente, o competitivo Ellis em 5 rounds. “Smoking” Joe defendeu quatro vezes com sucesso o título até que foi finalmente vencido por George Foreman, em 1973

Joe “Smokin” Frazier, morreu no dia 7 de Novembro de 2011, em Filadélfia aos 67 anos, em consequência de um cancro do fígado, diagnosticado apenas um mês antes da sua morte. Um comunicado divulgado pela família confirmou que Frazier faleceu num asilo onde estava internado depois dos médicos não lhe terem dado  nenhuma esperança de sobrevivência. Antes de descobrir o cancro, Frazier levava uma vida normal, com aparições regulares para dar autógrafos.

Muhammad-Ali-George-Foreman-6