Nasce o cantor rock Rod Stewart

10 Janeiro 1945

Roderick Stewart era o mais novo de cinco filhos do casal Robert e Elsie Stewart. Rod foi o único dos filhos do casal a nascer na Inglaterra depois que a família se mudou da Escócia. Frequentou a William Grimshaw School em Hornesey.

O estímulo musical surgiu da família Stewart, que era grande fã do cantor Al Jolson. Rod coleccionava seus álbuns, lia livros sobre ele e exerceu grande influência no seu estilo. Rod decidiu aprender a tocar guitarra e, aos 11 anos, formou um grupo de skiffle  com colegas da escola chamado Kool Kats, tocando canções de Lonnie Donegan e Chas McDevitt.

Depois de deixar a escola, Rod Stewart trabalhou pouco tempo como pintor de slik screen além de jogar futebol no Brenteford (situado emLondres). Trabalhou também como coveiro, entre outras coisas. Rod apoiava a campanha de desarmamento nuclear e participou de um protesto, onde foi preso. No início dos anos 60, ele passou a cantar com o cantor de folk Wizz Jones e viajou por toda Europa como busker (pessoa que toca em lugares públicos em troca de dinheiro). Ele foi deportado da Espanha por vadiagem.

maxresdefault

Na primavera de 1962, Rod ajudou a fundar o The Ray Davies Quartet, que tinha entre os integrantes Ray Davies – que faria sucesso com a banda The Kinks. Ele tocou com a banda numa ocasião, mas logo largou-a devido a reclamações sobre a sua voz e também por diferenças pessoais e musicais com o resto da banda.

Depois de voltar a Londres  juntou-se a Jimmy Powell & the Five Dimensions em 1964 como vocalista onde também tocava gaita. Juntos eles gravaram um single pela Pye Records. Long John Baldry descobriu Rod tocando em comboios por dinheiro (“busking”) e o convidou para juntar-se na The Hoochie Coochie Men com a qual gravou um single “Good Morning Little Schoolgirl”. Rod Stewart mais tarde  juntou-se ao Jeff Beck Group como vocalista, onde tocou com Ronnie Wood. Em 1968, o primeiro álbum da banda Truth tornou-se um sucesso. O segundo álbum Beck-Ola (Cosa Nostra) também foi um hit em 1969 mas os integrantes foram abandonando o grupo que chegou ao fim no final do mesmo ano.

O grupo norte-americano Cactus ofereceu a Rod um emprego como líder vocal mas ele e Ronnie Wood decidiram juntar-se ao The Faces .

O álbum de estréia do The Faces foi lançado em 1970, First Step com um rock similar ao estilo dos Rolling Stones distanciando-se do rock psicodélico do Small Faces. No mesmo ano, Rod Stewart lançou o seu segundo álbum solo, Gasoline Alley, logo, Rod iniciou sua tournê solo. No mesmo ano, ele participou como cantor convidado na canção “In a Broken Dream” do grupo australiano Python Lee Jackson e quando a canção foi lançada em 1972 tornou-se um hit mundial.

RodStewart

Em 1971 Rod Stewart atingiu o primeiro lugar nas paradas de sucesso com a canção “Maggie May” e também com o álbum Every Picture Tells a Story tanto nos USA como no Reino Unido. Paralelamente a carreira solo, o segundo álbum do The Faces foi lançado no mesmo ano, Long Player (pouco meses antes do álbum solo Every Picture Tells a Story). O único sucesso do The Faces a atingir o Top 40 nos Estados Unidos foi a canção “Stay With Me” do terceiro álbum da banda, A Nod Is as Good as a Wink…To a Blind Horse lançado no final de 1971. O The Faces tinha uma turnê em 1972, mas a tensão no grupo crescia a cada instante na medida em que a carreira solo de Rod Stewart atingia mais sucesso que a banda. Stewart lançou outro álbum solo ainda no mesmo ano, Never a Dull Moment, repetindo a fórmula de Every Picture, o álbum atingiu o primeiro lugar no Reino Unido e o segundo nos Estados Unidos.

37

O The Faces lançou seu último álbum, Ooh La La, em 1973. Rod Stewart prosseguiu a sua carreira a solo.

Ainda em 1974, Rod Stewart lançou o seu quinto álbum solo, Smiler, que segundo a crítica foi o mais fraco da carreira solo durante a década de 70. Mas, mesmo assim, o álbum atingiu o número 1 no Reino Unido.

Em 1975 Rod Stewart mudou-se para os USA e pediu a cidadania norte-americana devido ao romance que tinha com a atriz Britt Ekcland. Ele lançou o álbum Atlantic Crossing por uma nova gravadora. Com Atlantic Crossing ele voltou ao Top 10 da Billboard. A canção de maior sucesso do álbum foi “Sailing” que acabou atingindo o número 1 no Reino Unido. Outra canção bem conhecida do álbum foi “I Don’t Want To Talk About It”.

gallery_penny-lancaster-rod-stewart

Em 1976 teve grande sucesso com a canção “Tonight’s the Night” que fez parte do álbum A Night on the Town, o primeiro álbum a ganhar um disco de platina pelas vendas. Em 1978 lançou a canção “Da Ya Think I´m sexy ? “ que em 2004 entrou na lista das 500 melhores canções da revista rolling stone.

Curiosidades :

Antes de fazer sucesso, Rod Stewart era coveiro.

Rod Stewart casou-se três vezes e teve oito filhos:

Casamento com Alana Hamilton: 1979-1984], com quem teve dois filhos.(Kimberly e Sean). Ex-mulher de George Hamilton ;

Casamento com Rachel Hunter: 1990-2006 com com quem teve dois filhos (Renee e Liam).

Casamento com Penny Lancaster: 2007 até hoje com com quem teve 2 filhos (Alastair Wallace)&(Aiden Stewart “born 16 February 2011”).

Rod teve mais dois filhos com duas namoradas (Susannah Boffey e Kelly Emberg)

maxresdefault (1)

Aos 17 anos teve uma filha com Susannah Boffey, chamada Sarah. O cantor ainda vivia em casa dos pais e tocava harmónica em pubs, no norte de Inglaterra, enquanto Susannah, de 17 anos, era uma estudante de arte. Depois de ter sido dada para adopção, Sarah passou vários anos em centros de acolhimento, até que foi adotada por um casal, quando tinha cinco anos. Aos 18, soube que Rod Stewart era o seu pai.

Em 1999 Rod Stewart foi diagnosticado com cancro na tiroide e por isso teve que fazer uma cirurgia em 2000.

Ele é grande fã de futebol e torce para o clube escocês celtic football club, tendo inclusivamente sido apanhado a chorar compulsivamente aquando a vitória deste clube contra o barcelona, por 2-1, em jogo a contar para a fase de grupos da champions. Na Inglaterra, ele prefere o Manchester United.

Em 2004 recebeu uma estrela com o seu nome na calçada da fama.

Em 2006 recebeu o título de Comandante do Império Britânico pela rainha Elizabeth II. Ele disse que estava muito feliz com o prêmio, quando recebeu a notícia em sua casa em Palm Springs, na California.

Rod Stewart actuou cinco vezes em Portugal, em 1981 no Estádio do Restelo, em Julho de 2003 no mesmo, em Julho de 2005 no Pavilhão Atlantico a 7 de Outubro de 2007 no Casino Estoril e a 1 de Junho de 2008 no Rock in Rio.

Rod Stewart fez um show em 1994 na praia de Copacabana da cidade do Rio de Janeiro para 3,5 milhões de pessoas durante a comemoração do ano novo, um recorde histórico.

Rod Stewart recebeu em 11/10/2016 o título de “sir” no Palácio Buckingham, em Londres. O músico inglês foi condecorado pelo príncipe William, que reconheceu a contribuição do cantor com a música e suas obras de caridade.

Rod-Stewart-2014-Wallpaper