“Seinfield “ – Serie de Televisão

23 de Dezembro 1989

Seinfeld é uma sitcom exibida originalmente nos USA pela rede NBC por nove temporadas, entre 89 e e 1998. Foi criada por Larry David e Jerry Seinfield, este último estreando o programa como uma versão fictícia de si mesma. Situado predominantemente num prédio de apartamentos no Upper West Side de Manhattan  (mas filmado em grande parte emLos Angeles), Seinfeld apresenta um grupo de amigos e parentes de Jerry, entre eles George Constanza , Elaine Benes e Cosmo Kramer.

SEINFELD

O programa foi produzido pela Castle Rock Entertainment e distribuído em parceria com a Columbia Pictures Television e Columbia TriStar Television; desde 2002 as suas reprises são distribuídas pela Sony Pictures Television. Muitos dos episódios foram co-escritos por Larry e Jerry com o apoio de diversos argumentistas. Sucesso comercial, de crítica e fenómeno cultural, Seinfeld foi líder das Nielsen ratings durante a sua sexta e nona temporadas, terminando entre as duas principais audiências de todos os anos entre 1994 e 98 .

É considerada uma das melhores séries televisivas já realizadas, sendo eleito o “melhor programa de todos os tempos” pelo TV Guide  em 2002 e o terceiro “melhor programa dos últimos 25 anos” pela Entertainment Weekly , atrás apenas dos Sopranos e dos Simpsons.

Seinfeld destacou-se dentre os muitos sitcoms familiares e de amigos da sua época. Nenhum dos personagens principais eram parentes, mas permaneceram amigos íntimos durante todas as temporadas. Episódios de muitas sitcoms, como Family Ties e Full House, eram centrados em um único tema ou situações cômicas restritas, enquanto a maioria dos episódios de Seinfeld era focada em incidentes do quotidiano, como permanecer numa fila de cinema, sair para jantar, comprar um fato e, basicamente, lidar com as amargas injustiças da vida. O ponto de vista apresentado na série é consideravelmente consistente com a filosofia do niilismo, a ideia de que a vida não tem sentido.

133980815

Os personagens principais e muitos dos secundários foram modelados em conhecidos de Jerry Seinfeld e Larry David na vida real. Outros personagens recorrentes foram baseados em contrapartes famosas, como Jacopo Peterman do catálogo J. Peterman (nominalmente baseado em John Peterman) e George Steinbrenner, proprietário dos New York Yankees.

Em cada episódio de Seinfeld, a estrutura é em grande parte firmada no enredo que envolve cada personagem principal. A linha do enredo é apresentada no começo de cada episódio, que envolve os personagens em situações distintas e aparentemente não-relacionadas. Mudanças de cena rápidas entre cada história interligam o enredo no final do episódio. Apesar das histórias separadas, a narrativa revela os “esforços consistentes” de seus criadores de “manter a intimidade” entre o pequeno elenco.

13117783