Nascia o actor John Malkovich

9 de Dezembro 1953

Com uma sólida carreira no teatro, John Malkovich decidiu mostrar sua arte no cinema e conquistar crítica e público com seu talento. Prova disso são as duas indicações ao Oscar que conquistou. Desde então, seu nome é garantia de qualidade e boa atuação em qualquer filme que realize.

John Malkovich começou sua carreira artística no famoso Steppenwolf Theatre de Chicago, companhia fundada com seu amigo Gary Sinise. Entre 1976 e 1982, Malkovich trabalhou como actor, director e coreógrafo em mais de cinquenta montagens do Steppenwolf.

john_malkovich

De Chicago, Malkovich decidiu seguir para Nova Iorque, onde estreou na Broadway uma montagem de ”True West”, de Sam Shepard, que lhe rendeu um Prêmio Obie. Mais tarde, protagonizou ”Death of a Salesman”, famosa obra de Arthur Miller, onde contracenou com Dustin Hoffman na versão para televisão. Seu desempenho lhe rendeu um prémio Emmy. Dirigiu cerca de dezasseis produções, das quais se destacam ”Balm in Gilead” e ”Libra”, que ele mesmo adaptou do romance de Don DeLillo.

John_Malkovich-2015-Sandro

Em 1984, Malkovitch fez o seu dèbut na tela, onde obteve reconhecimento unânime por seu talento e conquistou, em seus dois primeiros filmes, um prémio de melhor actor pela crítica americana. Com sua actuação em Um lugar no coração, de Robert Benton, o actor foi indicado pela primeira vez ao Óscar de Melhor Actor Coadjuvante. Na Linha de fogo, dirigido por Wolfgang Petersen e ao lado de Clint Eastwood, lhe rendeu a segunda nomeação ao Óscar, além de indicação ao Globo de Ouro e ao BAFTA, o prémio máximo do cinema britânico.

Ao longo de sua carreira, Malkovitch tem interpretado uma ampla variedade de personagens. Alguns destaques de sua filmografia são Império do sol, de Steven Spielberg; Ligações perigosas, de Stephen Frears; O céu que nos protege, de Bernardo Bertolucci; Sombra e Neblina, de Woody Allen, e Ratos e homens, dirigido e coprotagonizado por Gary Sinise.

blackbeard

Um dos destaques recentes é a versão de si mesmo no longa Quero ser John Malkovich. Dirigido por Spike Jonze e protagonizado por John Cusack e Cameron Diaz, o filme mostra como um homem descobre um atalho para a mente do actor John Malkovich (interpretado por ele mesmo).

Malkovitch é uma das poucas celebridades que mantém a discrição em sua vida pessoal. Já foi casado duas vezes: a primeira, com Glenne Headly, entre 1982 e 1988. A atual esposa, com quem está desde 1989, é Nicoletta Peyran, com quem tem dois filhos: Amandine (nascida em 1990) e Lorwy (de 1992). Figura em seus casos amorosos rápidos um affair com a atriz Michelle Pfeiffer.

Mesmo sem ser dono de uma beleza marcante, que conquiste os corações juvenis pelo mundo, Malkovitch tem um chame que já foi destacado pela revista Empire. Em sua lista dos 100 astros mais sexy da história do cinema, o actor aparece na 70ª posição.

Provando sua excentricidade, o actor mostra que além dos talentos para a dramaturgia tem também um tino para o comércio. Proprietário de um restaurante (chamado Bica do Sapato) e de um bar (Lux), em Lisboa, há três anos entrou no mundo da moda com uma marca de roupas baptizada de Uncle Kimono. A grife masculina mostra um pouco do jeito de se vestir do próprio actor, com propostas clássicas, inspiradas na elegância da Califórnia dos anos 50.

landscape-1462529134-pa-26252817