Em 1906 nascia o realizador de cinema , Otto Preminger

5 de Dezembro 1906

Otto Preminger ou Otto Ludwing Preminger nasceu em 5 de Dezembro de 1906 em Viena, Áustria e estudou Direito e Filosofia. Começou sua carreira artística dirigindo teatro no início da década de 30 e depois passou a se dedicar também ao cinema. Por essa mesma época, resolveu deixar a Áustria e se exilou nos Estados Unidos.

1200px-Otto_Preminger_Allan_Warren

Ficou também muito conhecido devido ao seu péssimo temperamento. Muitos diziam que ele era rude e muito desagradável. Também participou como actor interpretando alguns papéis de generais nazistas, apesar de ter a descendência judia. Dirigiu desde westerns até filmes épicos e foi indicado duas vezes ao Óscar. Seus filmes mais famosos são “Exodus“, “Anatomia de um Crime” e “O Homem do Braço de Ouro“, entre outros.

Otto-Preminger

Na televisão participou como actor na série Batman (1966-68) e dizia que era somente para satisfazer o seu neto. Do seu relacionamento extra-conjungal com Gypsy Rose Lee nasceu um filho, Erik Lee Preminger. Otto morreu em 1986, aos 79 anos, de câncer e de Mal de Alzheimer. Seu nome consta da Calçada da Fama de Hollywood pela sua contribuição ao cinema.

Otto Preminger and Dorothy Dandridge