Em 1962 nascia a actriz Jodie Foster

19 de Novembro 1962

Sempre preferiu afastar de dos media. Nas suas raras entrevistas costuma impor barreiras a perguntas pessoais. Mesmo assim, é uma estrela paga com altos salários. Em 1997 ganhou 9 milhões de dólares para fazer ”Contacto “ e em 1999 recebeu 15 milhões por ”Anna e Rei “Além disso, tem duas estatuetas de Óscar na sua casa.
Porém, Jodie Foster já tem mais de 30 anos de carreira – começou cedo com o impulso da sua mãe, que já havia se separado do pai dela. Aos dois anos já era vista em comerciais. E em 1968 fez a sua estreia como atriz em episódio de “Mayberry R.F.D.”, uma série de TV. O seu primeiro trabalho para o cinema deu-se em uma produção da Disney em 1972, “Napoleon e Samantha”, em cujas filmagens acabou sendo levemente ferida por um leão.
Em 1976, dois anos depois de ter se sobressaído em ”Alice não mora aqui “, Jodie foi escalada por Martin Scorsese para viver uma prostituta juvenil em ”Táxi Driver “Foi a sua consagração, que incluiu a sua primeira indicação para o Óscar (na categoria de atriz secundária).

9f9c8aaf5c393e24a991b7dcad2a1582
Mais amadurecida, ela prosseguiu no cinema actuando em filmes convencionais, mas também encarando personagens ousadas. Caso da jovem em ”Acusados “ que lhe possibilitou o primeiro dos seus dois Óscares de melhor atriz. O outro viria por viver a detetive Clarice em ” O silencio dos Inocentes “ .
Desse ponto em diante, a sua postura independente em relação a Hollywood (incluindo trabalho e vida pessoa) ficou mais acentuada. No meio de alguns filmes convencionais como ”Maverick”encarnou ”Nell” , que lhe valeu nova indicação para o Óscar em 1994. Também exerceu a direcção em ”Feriados em Família “ e ”Mentes que brilham “, além de montar a sua própria produtora.

003-jodie-foster-theredlist
Jodie nunca foi vista namorando ninguém do sexo masculino. Daí muitos a apontarem como lésbica. Essa orientação ganhou maior destaque em 20 de julho de 1998, quando nasceu em Los Angeles o seu filho Charles, de pai desconhecido. O fato é que a atriz nunca deu a impressão de estar se incomodando com que falam ou deixam de falar.
Sempre segura no que faz, a actriz recusou viver novamente a detetive Clarice em”Hannibal “ (2001), a continuação de “O Silêncio dos Inocentes”. Foi substituída por Julianne Moore. A julgar pelas fartas restrições ao filme dirigido por Ridley Scott , a sua atitude foi certa.
Foster tem cada vez mais seleccionado os papéis que assume e diversificado os seus esforços para a produção e direcção de filmes. Ficou anos fora das telas, entre as filmagens de “Anna e o Rei”, de 1999, e ”O quarto do pânico “de 2002. No período, teve um segundo filho, Kit, e produziu três longas de baixo orçamento, entre eles ”Amor maior que a vida “, e ”Um novo despertar “, com o amigo de longa data Mel Gibson.

jodie_foster_20