“ Pé na estrada“ – Livro de Jack Kerouac

2 de Novembro 1957

O livro é narrado pela visão de Sal Paradise, um jovem escritor que mora em New Jersey, Nova York, que está a tentar escrever o seu livro. Certo dia, conhece Dean Moriarty, um jovem com grande amor pelo Jazz e a literatura, e que nos dias actuais, seria considerado como “problema”, sua irresponsabilidade e o seu amor à vida fazem a construção do livro.

on_the_road___pe_na_estrada_9788525422965_9788525413208_hd

A estrada começa a aparecer quando Sal vai para Denver a procura do seu amigo Dean, após o encontro, eles decidem voltar aos Estados Unidos passando por vários lugares e conhecendo figuras únicas, que de tal forma forma detalhadas, passamos a conhecer no íntimo.

Vale salientar que apesar do personagem principal ser Sal Paradise, é Dean Moriarty que traz toda a dinâmica com o seu jeito livre, de querer curtir cada momento. A presença do seu personagem traz força, é difícil não notá-lo.

Além dessas personagens também temos Marylou e Camille que eram as principais mulheres de Dean, e também Old Bull Lee, que é a personificação da sabedoria para Paradise e Moriarty, além de drogado  =).

O livro mostra de forma detalhada a expressão de liberdade da juventude daquela época, onde, tudo o que queriam eram se sentir livres e viver intensamente sem preocupação com nada, apenas vivendo o momento. A euforia de querer sentir a vida por inteiro não ligando para as consequências, tanto que às vezes, a narrativa te confundi por tantos detalhes dessa euforia. No geral, o livro mostra o grito de liberdade dessa juventude.

kerouac-picture