Independência do Iraque

3 de Outubro 1932

Iraque é um país localizado no Oriente Médio que, actualmente, faz fronteira com a Turquia, o Irão, o Kuwait, a Arábia Saudita, a Jordânia e a Síria. A sua capital é Bagdad e a sua organização política é o parlamentarismo republicano. Com um território de mais de 400 mil Km² e uma população de mais de 28 milhões de pessoas, o país tem como línguas oficiais o curdo e o árabe, um Índice de Desenvolvimento Humano médio e sua moeda oficial é o Dinar.

iq

A região onde se encontra o país coincide em grande parte com a antiga Mesopetamia ,  local de onde vêm os primeiros registos históricos da escrita e da primeira civilização do mundo, a Suméria. Há cerca de cinco mil anos, a área entre os rios Tigre e Eufrates abrigou a primeira civilização conhecida, a qual deixou um imenso legado histórico para a humanidade. Os habitantes da região enfrentaram uma série de conflitos naquela época ocasionados por intensas disputas territoriais. A região entre os rios oferecia condições extremamente férteis para a vida, o que despertava o interesse de muitos grupos pelo local. Assim, os seus habitantes originários tiveram que conviver com muitas invasões de diferentes povos, que dominaram o território e submeteram os indivíduos.

depositphotos_10120314-stock-illustration-republic-of-iraq-vector-map

As fronteiras actuais do Iraque foram, na sua maioria, demarcadas em 1920 pela ONU, quando o Império Otomano foi dividido pelo Tratado de Sevres. O Iraque foi colocado sob a autoridade do Reino Unido através do Mandato Britânico da Mesopotâmia. A monarquia foi fundada em 1921 e o Reino do Iraque ganhou a independência da Grã-Bretanha em 1932. Em 1958, a monarquia foi derrubada e a República do Iraque foi criada.

iran-tourism