Inicio da Batalha de Moscovo – II Guerra Mundial

2 de Outubro 1941

batalha de Moscovo teve início em Outubro de 1941 e fim em Janeiro de 1942. Com o “rasgar” do Pacto Ribbentrp – Molotov, pela Alemanha, que assegurava a não-agressão, os alemães dão início a sua operação Barbarossa que tinha como objectivo dominar Moscovo e Rússia por consequência. Cada exército contava com praticamente o mesmo número de soldados, porém enquanto os soviéticos dispunham de mais aviões e tanques os alemães tinham mais armamentos.

Mapa-político-da-Segunda-Guerra-Mundial-640x445

Os primeiros  ataques deram vantagem aos alemães que conseguiram penetrar com facilidade em território soviético e em contrapartida conseguiram acabar com boa parte dos seus aviões. As defesas da União Soviética  estavam catastróficas e por isso tiveram várias baixas nesta primeira fase da batalha. Em Agosto de 1941 os alemães dominam a cidade de Smolensk, que era um obstáculo para chegar até Moscovo. A defensiva soviética na região faz com que os alemães fiquem lá até Setembro. Mesmo com esses contratempos, a 2 de Outubro os alemães chegam a Moscovo, e o exército vermelho sofre baixas significativas neste primeiro confronto.

maxresdefault

Porém as condições climáticas daquele ano pareciam estar contra os alemães, com intensas chuvas de outono, fizeram os alemães recuarem, pois, os campos foram transformados em imensos lamaçais. Quando o inverno siberiano começa, a lama transformou se em gelo. Os alemães conseguem caminhar novamente, porém não estavam equipados para vencer o frio, pois acreditavam que com a sua guerra-relâmpago venceriam e por isso não se prepararam para esta adversidade. O inverno de Dezembro, chegou a temperaturas de -42ºC, congelando equipamento e veículos.

80575614620155421

O contra-ataque soviético parecia iminente, assim que os alemães conseguiram vencer o frio e chegar próximos do centro de Moscovo, a 6 de Dezembro de 1941, foram atacados com tanques e lança foguetes. As tropas soviéticas eram tão preparadas para o combate no frio que os seus soldados dispunham até mesmo de ski. Com certeza, estes investimentos de modernização e treino das tropas tem a ver com a derrota para o exército finlandês dois anos antes. Com o objectivo de destruir todo o exército alemão os soviéticos atacaram exaustivamente, porém os alemães resistiram e conseguiram fugir no dia 7 de Janeiro de 1942. Esse episódio serviu para levantar a moral das tropas soviéticas e para mostrar que a táctica relâmpago dos alemães poderia ser vencida.

A-Batlha-de-moscou