Em 1934 nascia a actriz Brigitte Bardot

28 de Setembro 1934

Brigitte Bardot, ou simplesmente BB, filha de Louis Bardot e Anne-Marie Mucel, recebeu ao nascer o nome de Camille Javal.

A mãe a incentivava a cantar e a dançar desde pequena e, aos 15 anos, Brigitte começou a sua carreira como modelo, na revista “Elle” francesa.

snrzhp5skkly

Sua beleza natural, ao mesmo tempo de menina e mulher, chamou a atenção e os convites para trabalhos de destaque começaram a surgir….

Brigitte Anne-Marie Bardot (Paris, 28 Setembro de 1934) é uma actual activista francesa. Considerada o grande simbolo sexual dos anos 50 e 60.

Ícone de popularidade da década de 1960, foi eleita pela revista americana TIME um dos cem nomes mais influentes da história da moda. Bardot tornou-se uma estrela internacional em 1957, após protagonizar o polêmico filme E Deus criou a Mulher, produzido pelo seu então marido, Roger Vadim. Ela chamava a atenção da intelectualidade francesa e Simone de Beauvoir a descreveu como “uma locomotiva da história das mulheres”, além de ter sido considerada a mulher mais livre do Pós Guerra em França.

brigitte-bardot-o-mito-de-uma-mulher.html

Considerada uma mulher a frente do seu tempo, mesmo sem ganhar grandes prémios no cinema, Brigitte causava histeria na imprensa mundial e era uma das poucas actrizes não americanas da sua época que recebiam grande atenção da imprensa dos Estados Unidos ,  onde surgiu o termo “Bardot mania” para qualificar a adoração que ela suscitava. O seu estilo natural com os seus cabelos longos e loiros, (inéditos para a época), tornaram-se mania entre as mulheres e influenciou todo o estilo e comportamento das gerações das décadas de 50 e 60, mudando para sempre a forma de representar o feminino.

Brigitte-Bardot-Duckface11

Distante do sucesso e do glamour do cinema há quatro décadas, envolvida numa polémica cruzada em defesa dos direitos animais e tendo sido processada várias vezes pelas suas duras críticas sobre a islamização da França, Bardot ainda se mantém firme como um ícone de sensualidade e beleza feminina, inspirando a moda e também vários artistas da contemporaneidade. Foi eleita uma das dez actrizes mais belas da história do cinema por uma pesquisa realizada em Inglaterra em 2009. Em 1985 ela foi premiada com a Legião de Honra Francesa, mas causou polémica ao recusar o prémio.

994f8e274b0fef16460e2094675bad5f