Em 1867 é lançado o livro “ O Capital “ de Karl Marx

14 de Setembro 1867

Em 14 de Setembro de 1867, o filósofo alemão Karl Marx publicou o primeiro volume do seu livro “O Capital: Crítica de Economia Política”. A obra tornou se base teórica e conceptual para diversas revoluções durante a Idade Contemporânea e para a formação de regimes de governo.

Karl Marx

O livro foi resultado de 15 anos de pesquisas, e foi dividido em três volumes. No entanto, Marx publicou apenas o primeiro volume. Os outros dois volumes foram finalizados após a morte de Marx, pelo seu amigo Friedrich Engels, com base em fragmentos, bilhetes e anotações do filósofo alemão. Ao todo, a obra tem mais de 2.500 páginas.

Marx teve como principal objectivo fazer uma análise sobre a economia mundial e os seus mecanismos. A partir daí, ele fez uma investigação sobre o funcionamento das relações económicas, desde as suas origens até a produção. No entanto, o livro acabou revelando várias questões de conceitos da actividade económica e tornou se uma grande crítica ao sistema capitalista.

Marx_-_Das_Kapital_-_1867_-_DHM-e1473781236392

Marx procurou entender o capitalismo e no seu livro defende que ele era um modo de produção transitório na história, em que as suas próprias contradições resultariam na sua decadência e seria substituído por outro sistema econômico.

Em 14 de Março de 1883, Marx morreu aos 64 anos de pleurisia em Londres. Entretanto, a sua obra ainda é amplamente discutida por críticos que refutam a sua teoria e admiradores que a consideram pertinente até os dias actuais.