Em 1944 nascia a actriz Jacqueline Bisset

13 de Setembro 1944

Nascida em Weybridge, Inglaterra, a 13 de Setembro de 1944, Winifred Jacqueline Bisset de Fraser é a filha mais nova de Max Fraser Bisset, médico e Arlette Alexander, advogada francesa que, após o casamento e a deslocalização para a Inglaterra, deixou de exercer a profissão.

Jacqueline-Bisset-1
Durante a guerra foi morar com os seus pais e irmão mais velho numa casa do século 16. Aos quinze anos amadureceu rapidamente e provou a sua  grande coragem quando forçada a cuidar de sua mãe, sofrendo de uma forma  grave de esclerose múltipla.
Depois de frequentar o Lycée Français ao longo de 18 anos, mudou-se para Londres tendo como único trabalho ser modelo.
Era linda e o cinema em breve ia notar.

jacqueline bisset 016
Ela estreou em “o dom” (Richard Lester, 1965), seguido de um pouco mais tarde  de”Cul-de-Sac”.
Substituir a Mia Farrow ao lado de Frank Sinatra para “investigação perigosa” (Gordon Douglas, 1968) foi um dos seus primeiros grandes desafios.
Francois Truffaut dá lhe o papel de Julie Baker-Pamela no “dia para a noite” (1973). E com essa personagem bem como Truffaut, encanta o público internacional.

Jaqueline Bisset em toda a sua longa carreira, resultou num intervalo de caracteres que, apesar do critério inerente ao seu modo de fazer as coisas, deixaram uma subtil leveza, mas profunda no nosso imaginário colectivo.

o-JACQUELINE-BISSET-facebook