Fundação da Universidade de Harvard

8 de Setembro 1636

Em um dia como este, em 1636, era fundada a Universidade de Harvard, uma das mais prestigiadas do mundo e a mais antiga instituição de ensino superior dos Estados Unidos.

Harvard_Wreath_Logo_1.svg

A sua data de fundação é alvo de controvérsias. Fundada em Cambridge, em Massachusetts, no começo era chamada apenas de New College. A partir de 13 de Março de 1639 passou a ser denominada Harvard College, em homenagem a John Harvard, um dos seus principais benfeitores. Embora nunca tenha sido formalmente afiliado a uma igreja, o colégio servia de treino de líderes congregacionalistas e unitaristas. A primeira vez que a instituição foi mencionada como universidade foi em 1780.

 

shutterstock_186395066

Actualmente, Harvard conta com o maior orçamento financeiro de uma instituição de ensino do mundo, com US$ 30 biliões arrecadados em Setembro de 2012. Em 2009, o custo de um aluno durante um ano de ensino de graduação era de 800 mil euros, incluindo alimentação e moradia. Sete presidentes dos EUA formaram se em Harvard: John Adams, John Quincy Adams, Rutherford B. Hayes, John F. Kennedy, Franklin Delano Roosevelt, Theodore Roosevelt e Barack Obama. Além deles, Bill Gates, ex-presidente da Microsoft, e Mark Zuckerberg, fundador do Facebook, também foram alunos desta universidade.

h1