Herman Enciclopédia – “Expo 97 “ – RTP

5 de Setembro 1997

Herman José estava pronto a demonstrar mais uma vez que era o rei do humor nacional. E em 1997, regressou com mais um programa que marcou toda uma época: “Herman Enciclopédia”. Foram duas temporadas, exibidas na RTP entre 1997 e 1998, que deixaram um sem-fim de skteches e personagens míticas.

O programa era uma espécie de “enciclopédia virtual” onde a cada episódio se analisava um tema que dava a azo a uma quantidade de sketches: “Portugal”, “Homem/Mulher”, “Grandes Tragédias”.

Foi também aqui que a empresa Produções Fictícias, encabeçada por Nuno Artur Silva,  revelou-se um viveiro de novos talentos na escrita humorística, revelando nomes como Nuno Markl e João Quadros. No elenco fixo do programa estavam Maria Rueff, José Pedro Gomes, Miguel Guilherme, Joaquim Monchique, Lídia Franco, Cristina Cavalinhos e Alice Pires.

Uma das rábulas recorrentes era que envolvia um grupo de ferrenhos tripeiros furiosos com a Expo 98 ir ter lugar em Lisboa, preparam secretamente a “Expo Nobenta e Seite” para envergonhar os “mouros”. São eles o Engenheiro Paços de Ferreira (Herman), o Dr. Mega Ribeira (Gomes), Dra. Antonieta Antas Afonso (Rueff) e Arquitecto Jorge Towney (Guilherme). Este último tinha a sua condição portuense constantemente questionada, sobretudo por Mega Ribeira que ao menor faux-pas, acusava: “ESTE HOMEM NUM É DO NORTE!”

hqdefault (2)