É estabelecido o prémio Pulitzer

17 de Agosto 1903

Esse prémio norte-americano, é muito almejado por quem se dedica a obras nas áreas do jornalismo, literatura e música, são anuais e divididos actualmente, em 21 categorias. A administração do prémio cabe à Universidade Columbia, de Nova York, e é o mais importante e respeitado do jornalismo dos Estados Unidos e é anunciado sempre no mês de Abril.

Joseph_Pulitzer_11

Criado em 1903, por Joseph Pulitzer, húngaro naturalizado americano, uma figura intensa indomável; Pulitzer foi o mais habilidoso dos editores do jornal, era então dono do St. Louis Dispatch e New York World. Foi ainda o primeiro a pedir a formação de jornalistas em nível universitário numa escola de jornalismo. Esse estrangeiro manifestou em vida a sua vontade de criar um prêmio que estimulasse o jornalismo e as artes.

No seu testamento de 1903 deixou a criação de quatro categorias para o prêmio, porém previu que esse número poderia alargar-se e para tanto estabeleceu um conselho supervisor de consultoria .

pulitzer

Ele também autorizou o conselho de reter qualquer concessão onde as recomendações se apresentassem  abaixo dos padrões de excelência. A atribuição de poderes para o conselho foi tal que poderia ignorar as recomendações para as sentenças proferidas pelos júris criados posteriormente em cada uma das categorias.

PULITZER (1)

As categorias do Prêmio Pulitzer são:

Comentário

Crítica

Drama

Editorial

Ensaio

Ficção

Fotografia

Furo de reportagem

Furo de reportagem fotográfica

História

Homenagens

Música

Poesia

Projeto editorial

Reportagem de denúncia

Reportagem especial

Reportagem explicativa

Reportagem internacional

Reportagem investigativa

Reportagem nacional

Serviço Público de Jornalismo