É descoberto o oxigénio !

1 de Agosto 1774

Em um dia como este, no ano de 1774, o britânico Joseph Priestley fazia a descoberta do oxigénio. Apesar de nunca ter trabalhado profundamente no campo da química, Priestley sempre foi ecléctico, actuando em diversas áreas ao longo de sua vida: foi teólogo, filósofo, educador, teórico, político britânico e autor de mais de 150 obras.

tumblr_lozytspAFS1qg2f63

A autoria desta descoberta, contudo, é polémica, já que Carl Wilhelm Scheele e Antoine Lavoisier também reivindicaram o feito. O nome “oxigénio” foi dado por Lavoisier, em 1774, após ele ter observado que existiam muitos ácidos que continham oxigénio – a palavra vem do grego óxi (ácido) e geno (gerar).

É ainda reconhecido como o elemento mais abundante dentro do globo terrestre, sendo responsável por aproximadamente um quinto da constituição do ar puro e oito nonos do peso da água. Dentre os vários constituintes do solo, está presente em praticamente todos (silicatos e carbonatos) bem como das substâncias orgânicas. Por meio da sua combustão obtêm-se vapor de água e gás carbónico, mas, caso encontre-se em quantidades insuficientes, o hidrogénio queima antes do carbono, do qual uma parte torna brilhante a chama, passando a figurar em forma de negro-de-fumo.

lav11