Nasce o jornal brasileiro, “ O Globo “

29 de Julho 1925

O jornal O Globo completa 92 anos neste dia, 29 de Julho de 2017. A primeira edição do jornal lançado por Irineu Marinho rodou às 18h do dia 29 de Julho de 1925. Na sequência, foi feita outra, totalizando 33.435 exemplares.

O nome foi escolhido através de concurso, com voto dos leitores. Irineu Marinho morreu apenas três semanas depois do lançamento da primeira edição. Seu filho mais velho, Roberto Marinho, então com 20 anos, tornou-se o dono e, seis anos depois, assumiu o comando do jornal. Em 1977, criou a Fundação Roberto Marinho.

rm__oglobo_destaque__watermark

Depois de uma viagem à Europa, Irineu Marinho entregou-se à criação de um novo jornal identificado com o Rio. Foi assim que surgiu O GLOBO. Antigos companheiros de “A Noite” vieram juntar-se a ele nessa nova empreitada. A primeira edição do então vespertino circulou no dia 29 de Julho de 1925, dez dias após o aniversário de Irineu.

Nesse dia foram lançadas duas edições do jornal, num total de 33.435 exemplares. Inicialmente, a distribuição ficou a cargo dos chamados “gazeteiros”. Em seguida, O GLOBO chegou às bancas. Irineu juntou uma eficiente equipe de repórteres e um experimentado corpo de redatores para dar a forma editorial que idealizara para o novo veículo. Um dos princípios editoriais do vespertino era buscar a notícia em todos os setores da cidade, marca que permaneceu ao longo de toda a sua história.

Parque_gráfico_de_O_Globo

Mas Irineu Marinho ficou pouco tempo à frente do GLOBO. Aos 49 anos, morreu prematuramente, no dia 21 de Agosto de 1925. Roberto, o primogénito, seria o substituto natural do pai, mas considerando-se ainda muito jovem para assumir o comando do vespertino, preferiu entregá-lo ao jornalista Eurycles de Matos, amigo de confiança de Irineu. Somente assumiu o controle efectivo do GLOBO após a morte de Eurycles, em 1931.