A modelo portuguesa Sara Sampaio está de parabéns !

21 de Julho 1991

Disseram-lhe que os seus 1,72 metros não chegavam para fazer desfiles, mas acabou por ser a primeira portuguesa a percorrer a passerelle de “angels” da Victoria’s Secret. Disseram-lhe que tinha um rosto “comercial” e que, por isso, não conseguiria entrar na alta-costura, mas actualmente é agenciada em Lisboa, Nova Iorque, Paris, Milão e Londres. Às barreiras físicas juntavam-se as geográficas. Do Porto, de onde é natural, rumou a Lisboa, para começar a estudar Matemática Aplicada, mas com os olhos postos nas oportunidades que se poderiam multiplicar na capital.

sara-sampaio-bastidores-victorias-secret

Quando os estudos e a moda começaram a fazer braço-de-ferro, é fácil perceber quem saiu vencedor. Os convites para dar rosto a campanhas multiplicaram-se e rapidamente se viu obrigada a trocar Lisboa por Londres, mais tarde por Paris, e há quase três anos que assumiu Nova Iorque como sua. “Quando o assunto é a Sara, costumo brincar com a música ‘Whatever Sara wants, Sara gets’”, conta ao i o seu booker, Mário Oliveira, que acrescenta: “A verdade é que Sara works hard for it.” Em Portugal, a Central Models continua a ser a sua agência-mãe mas, no meio de centenas de caras bonitas, o que tem Sara de diferente? O agente que a acompanha desde o início da sua carreira vê além do óbvio.”Tem uma grande força de vontade e uma personalidade cativante. É raro o cliente que, tendo trabalhado com a Sara, não o queira fazer de novo”, refere.

sara_sampaio32
Apesar do reconhecimento internacional, quem a conhece garante que Sara não se deixa deslumbrar. “No final do dia, quando tiro a maquilhagem e as roupas caras, sou a Sara de sempre”, disse numa entrevista. Alimenta o Twitter, Facebook e Instagram várias vezes por dia, para gozo pessoal e como forma de se aproximar de quem a segue. Se excluíssemos as fotos das capas de revista e das campanhas em que participa, os perfis de Sara podiam ser facilmente confundidos com os de qualquer outra miúda de 23 anos: selfies com as amigas, imagens das praias que frequenta, das viagens que faz com os colegas, do Estádio do Dragão (é portista), da mãe, do irmão e do cão, sempre o cão, um chihuahua chamado Luigi que se tornou a sua grande companhia, estando longe de casa.
As saudades de Portugal matam-se ao telefone e não passa um dia sem falar com os pais, um mergulhador profissional e uma administrativa do grupo Sonae. É de braço dado com o irmão, André, que aparece nas cerimónias oficiais, o mesmo que fez questão de voar até aos Estados Unidos para assistir ao seu primeiro desfile para a Victoria’s Secret.
O ritmo de trabalho faz com que as visitas a Portugal sejam cada vez mais escassas, mas a época do Natal e as férias ainda são passadas em família. Quando está no Porto, Sara aproveita para estar em casa. Quando sai, mata saudades da praia e do Parque da Cidade.

sara-sampaio-at-victoria-s-secret-2015-fashion-show-in-new-york-11-10-2015_2
Polémica Apesar de fugir do assédio da imprensa e dos boatos que já lhe deram direito a alguns namorados inventados – “Tenho a fama e não o proveito”, disse uma vez àRTP, em tom de brincadeira –, Sara não se livra de ver o seu nome envolto em polémicas, quase sempre alimentadas pelas redes sociais.
Quando a actriz Jessica Athayde foi criticada por não ter a imagem standard para desfilar na Moda Lisboa, os comentários de apoio referiam-se várias vezes aos “esqueletos das passarelas”. Sara insurgiu-se e lembrou que “os esqueletos das passarelas são humanos”. “Já perdi a conta das vezes que me mandaram ir comer um hambúrguer e me chamaram anoréctica, esqueleto”, escreveu no Facebook. Mais tarde, publicou uma selfie de biquíni à qual juntou um desabafo: “Tenho orgulho no meu corpo e não vou permitir que façam bullying comigo só porque sou magra!”
De recordar que Sara Sampaio foi uma das manequins que participou na polémica campanha The Perfect Body, da Victoria’s Secret. A marca de lingerie foi obrigada a mudar o slogan, depois de um rol de críticas nas redes sociais que levou até à criação de uma petição assinada por 16 mil pessoas a exigir um pedido de desculpas por parte da marca.

rs_634x1024-161130135238-634-Sara-Sampaio-victorias-secret-fashion-show-2016-113016
Apesar dos cuidados com a alimentação, Sara recusa ouvir falar em dietas e não esconde a sua grande paixão gastronómica: pizza, tendo já escolhido o seu spot de eleição em Nova Iorque, Papa John’s – ideal por fazer também entregas ao domicílio. Para contrabalançar, Sara é acompanhada por um personal trainer e acaba de protagonizar quatro vídeos de fitness, depois de desafiada a mostrar como mantém a boa forma. Mas se a beleza de Sara não tem segredos, tem truques: nunca dormir com maquilhagem, pôr muito hidratante nos lábios e agradecer à genética. “Para mim é um orgulho ter olhos verdes e os lábios carnudos como a minha mãe.”