Em 1885 nascia o fashion designer Hugo Boss

8 de Julho 1885

Sinonimo de elegância e luxo, a Hugo Boss é um produto “made in Germany” altamente respeitado no mundo da moda. Fundada em Metzingen, em 1923.

Hugo Ferdinand Boss, nascido em 8 de Julho de 1885, fundou em 1923 a empresa familiar para confecção de roupas Hugo Boss, na cidade alemã de Metzingen, após o fim da Primeira Guerra Mundial. Enquanto o país enfrentava uma difícil crise económica, a empresa crescia.

Hugo-Ferdinand-Boss-stock

Após a sua morte, em 1948, a companhia entrou num período de obscuridade até que, em 1953, lançou o seu primeiro fato masculino. No entanto, a actual empresa pouco tem a ver com a que começou.

Em 1985, a companhia entrava na bolsa alemã. Hoje, a maioria das suas acções pertence ao conglomerado de moda italiano Marzotto Group. Tendo começado como um negócio familiar, nenhum membro da família Boss tem alguma participação nos negócios de hoje.

Hugo-Boss-emblem

Devido aos problemas financeiros da Alemanha na década de 1920, Hugo teve problemas em se estabelecer até que em 1931, através de um acordo com os seus credores, conseguiu colocar a sua empresa de pé novamente. Nesse mesmo ano, filiou se no partido nazi. O seu relacionamento com os nazis permitiu que os seus negócios finalmente subissem e a sua empresa prosperou durante a era de Hitler.

A Hugo Boss fazia os uniformes de várias milícias e oficiais nazis além de usar trabalho forçado de judeus dos campos de concentração. Foi reportado que na casa de Hugo havia uma foto sua com Adolf Hitler, o ditador alemão. No final da 2ª guerra,  foi preso e acusado de ser filiado no partido nazi(agora uma organização ilegal). Em 1946, foi destituído dos seus direitos políticos e outros benefícios como cidadão, mas a sua empresa sobreviveu. No fim da década de 60, a companhia prosperava novamente. Nos anos 2000, entraram para o ramo da moda, diversificando os seus negócios e angariando grandes lucros. É actualmente uma das empresas mais prósperas de produtos de moda e mais bem sucedidas do mundo.

maxresdefault

A sua marca está associada com patrocínios desportivos, especialmente com a equipa Mclaren da Formula 1 desde 1981, mas em 2015 a famosa marca de moda alemã deixou de patrociná-la e passou a estampar os bólides da Mercedes.

Hugo_Boss_Store,_Edward_Street,_Brisbane_City