Atentado a tiro sobre o Presidente dos EUA – Garfield

2 de Julho 1881

James Abram Garfield, presidente dos Estados Unidos, morreu em 19 de Setembro de 1881, em decorrência de um atentado sofrido 80 dias antes.

A 2 de Julho daquele ano, na estação de comboio de Washington, o advogado Charles Jules Guiteau atirou contra o presidente após Garfield lhe negar um posto consular.

garfield

[Garfield entrou como 20º presidente do país em 1º de dezembro de 1880, aos 49 anos]

Embora as duas balas não tenham ferido nenhum órgão vital, Garfield permaneceu acamado na Casa Branca durante 70 dias. Os médicos, com o pretexto de encontrar um dos projéteis, foram transformando um ferimento de poucos milímetros numa ferida grave.

Alexander Graham Bell, inventor do telefone, tentou sem êxito encontrar a bala com um detector de metais que havia improvisado, porém a cama onde o presidente estava deitado era de metal o que impediu a busca.

Garfield_assassination_engraving_cropped

Em setembro, Garfield foi levado à costa de Nova Jersey. Por uns dias pareceu ter-se recuperado, porém em 19 do mesmo mês faleceu em virtude da infecção e da hemorragia interna, provocadas pelos próprios médicos.

Garfield foi o segundo dos 4 presidentes norte-americanos assassinados, após Lincoln e antes de McKinley e Kennedy. Seu assassinato cortou o mandato tão somente 6 meses e 15 dias no cargo.