1949, nascia a apresentadora e actriz Ana Zanatti

26 de Junho 1949

Ana Zanatti nasceu em Lisboa a 26 de Junho de 1949. É uma escritora, actriz e apresentadora de televisão.
Frequentou um colégio católico e mais tarde o histórico Liceu Pedro Nunes. Chegou a frequentar o curso superior de Filologia Românica (ciência que estuda uma língua, literatura, cultura ou civilização sob uma visão histórica, a partir de documentos escritos) que acabou por abandonar, para se dedicar ao teatro, rádio, televisão e cinema.

9W5HRDdLSer0ksyQZb3s6Fm9vJw
Com uma longa carreira na televisão e no cinema, Ana Zanatti foi apresentadora de diversos Festivais da Canção, na RTP, em parceria com Eládio Clímaco. Também dá voz a vários documentários e são conhecidas as suas participações em projectos musicais.
Ana Zanatti adora animais (quase todos): “Adoro cães, gatos, vacas, burros, águias, cegonhas, falcões, golfinhos, todos os bichos, quase todos. Desculpem-me os morcegos, os ratos, as moscas, as baratas.” – Ana Zanatti.
Assumiu – se como homossexual recentemente, mas rumores de à alguns anos já davam conta de que Ana era lésbica. Assumiu – se, pois diz estar a lutar pelos seus direitos e diz que “não vou desistir [dos seus direitos] por ser uma minoria”.

91WQ1KrNrX1U15COxOKQmsyAPPt

Em 1984, desempenhou no cinema um papel sensual no filme O Lugar do Morto, um sucesso de bilheteira em Portugal e até hoje, um dos filmes mais vistos pelos portugueses. Participou também em outros filmes.
Entre outros trabalhos na televisão, participou na série Morangos com Açúcar.
Zanatti fez parte do júri para o prémio de Melhor Longa-metragem do Festival de Cinema Gay e Lésbico de Lisboa, em 2006.
Actualmente, apresenta o programa Sete Palmos de Testa, na RTP2.

Ana-Zanatti