Em 1946 era fundada a empresa Sony

7 de Maio 1946

Fundada em Tóquio, em 1946, a Sony foi uma criação de dois homens. O engenheiro Masaru Ibuka e o físico Akio Morita investiram o equivalente a 190 000 ienes para dar início a uma empresa com apenas 20 colaboradores.

Sony-Masaru-Ibuka-e-Akio-Morita

Por trás do espectacular sucesso da Sony estão dois homens. Masaru Ibuka era engenheiro e Akio Morita físico quando decidiram criar uma empresa dedicada à reparação e construção de equipamento eléctrico. No dia 7 de maio de 1946, a Tokyo Tsushin Kogyo K.K. (Tokyo Telecommunications Engineering Corporation), também denominada Totsuko, foi fundada em Tóquio. A nova empresa não tinha maquinaria e dispunha de pouco equipamento científico. Dotados apenas da sua própria inteligência e competência em engenharia, Ibuka e Morita deram início à criação de novos mercados.

Em 1955, a empresa decidiu utilizar o logótipo SONY nos produtos Totsuko e, três anos mais tarde, mudou o seu nome para Sony Corporation. Foram combinados dois conceitos para criar o nome “Sony”. Um foi a palavra latina “sonus”, que está na origem de palavras como “som” e “sónico”. O outro foi a expressão “sonny boy” que, nessa época, era muito popular no Japão, sendo utilizada para descrever os jovens com espírito livre e pioneiro. O novo nome incorporava perfeitamente o espírito da empresa, como um grupo de jovens com a energia e a paixão necessárias à criação sem limites.

sony-logo

Desde que a empresa foi criada, há mais de 60 anos, o número de colaboradores cresceu de 20 para, aproximadamente, 170 000 distribuídos por todo o mundo.

A Sony sempre foi uma empresa internacional. Desde o início, Akio Morita reconheceu que a sua empresa tinha de olhar todo o mundo como sendo o seu mercado e teve o cuidado de não limitar as actividades unicamente ao Japão. Também insistiu que o nome Sony fosse proeminente em todos produtos e materiais da empresa, de modo a maximizar o poder da marca.

42779_01_sony-needs-rejuvenation-company-looks-beyond-slumping-tv-mobile