Nascia o Pintor Paul Cézanne

19 Janeiro 1839

Paul Cézanne (1839-1906) foi um pintor pós-impressionista francês. A sua obra radicalmente inovadora foi além do impressionismo em busca de uma nova arte. O seu legado influenciou Picasso, Matisse, Braque e Léger.

5a8f6c03-b59f-404b-8e97-74d083e4745c

Paul Cézanne (1839-1906) nasceu em Aix-em-Provence, no sul da França, no dia 19 de janeiro de 1839. Com 10 anos começou a estudar desenho com o monge espanhol Joseph Gilbert. Com 13 anos ingressou no colégio Boubon, onde conheceu e tornou-se amigo do futuro escritor Émile Zola. Em 1856 ingressou na Académie de Dessein de Aix. Em 1859, por insistência do pai, iniciou o curso de Direito na Universidade de Aix.

maxresdefault

Em 1861, Cézanne muda-se para Paris, encorajado pelo amigo Zola que já estava na capital francesa. Candidata-se à Escola de Belas Artes, mas é recusado e volta para Provence. Em 1862, retorna a Paris e matricula-se na Académie Suisse, onde conhece os pintores impressionistas Edouard Manet, Auguste Renoir e Camille Pissarro. Nessa época tem grande admiração pelas obras de Delacroix e Courbet.

A partir de 1864 Paul Cézanne divide  o seu tempo entre Aix e Paris. Entre 1864 e 1868 pinta “A Orgia” e “A Tentação de Santo Antão”, telas que chocaram o público pelos seus temas sensuais. Pintava quadros escuros e românticos, muitas vezes usando uma espátula, com uma técnica quase brutal para retratar cenas de violência e erotismo.

paul-cc3a9zanne-1839-1906-les-grandes-baigneuses-1894-1905

Paul Cézanne irritava-se facilmente com seus modelos que segundo ele deveriam ficar estáticos. Era conhecido por seu difícil temperamento. A partir de 1876 passou a criar um estilo próprio com distorções e uma visão estereotipada onde convertia os elementos naturais em figuras geométricas, como cones, cilindros e esferas, que cada vez mais se tornaria impossível para ele recriar a realidade segundo as “impressões” captadas pelos sentidos.

No início da década de 70, influenciados por Camille Pissarro, começou a trabalhar ao ar livre e clareou gradualmente as suas telas. Assim como os impressionistas, queria pintar diretamente da natureza, mas também retomar a grandeza e ordem dos mestres clássicos como Poussin. Em 1874, por insistência de Pissarro, prepara as suas telas para a primeira mostra coletiva dos pintores impressionistas.

paul-cezanne1

Retratar banhistas virou uma obsessão para o artista. Paul Cézanne pintou também paisagens e natureza morta, figuras humanas e retratos. Era criticado por um grupo de impressionistas pelo seu estilo diferenciado e por se distanciar cada vez mais das técnicas impressionistas. Em 1879 expõe no primeiro Salão dos Impressionistas no ateliê do fotógrafo Nadar.

Por ter vários quadros recusados no Grande Salão de Paris, Paul Cézanne volta para Aix. Nessa época casa se e tem um filho. Passa os anos seguintes morando em diferentes cidades do sul da França e raramente retorna a Paris.

O perfeccionismo de Cézanne pelas formas geométricas é observado nas telas “A Casa dos Enforcados” e na “Moderna Olympia”, como também nos seus 60 quadros com o mesmo tema: “O Monte Saint Victoire”, localizado próximo a Aix. Foram 30 anos aprimorando a geometria da montanha.

Na viragem do século, Cézanne ganha notoriedade pela contribuição original dada à pintura. Em 1906 é realizada a grande retrospectiva do pintor, que por fim ganha um lugar de destaque na história da arte.

Paul Cézanne faleceu em Aix-em-Provence, França, no dia 22 de outubro de 1906.

Paul-Cezanne-Jas-de-Buffain-The-Pool-1876