1954 – O livro da 1ª Classe

16 de Abril 1954

A exemplo de outros livros escolares da época este da 1ª classe não foge á regra ; bem executados, boas ilustrações e firmes no seu propósito independentemente das opiniões que possamos ter sobre estes livros de leitura do ensino primário. Segue o esquema habitual de ensino na época, principiando pelas vogais, partindo para as consoantes, com leituras de acordo com as letras aprendidas.

santa nostalgia o livro da primeira classe 001_thumb[2]

Tem ainda uma secção destinada à aprendizagem da doutrina cristã ,com as principais verdades da fé católica, mas também com noções e princípios dos deveres cívicos.

A terceira secção é dedicada ao ensino da aritmética, com a aprendizagem dos números e sua noção, noção de quantidades, exercícios com as operações de soma, subtracção, divisão e multiplicação. Todos os exercícios estão profusamente ilustrados ajudando em muito o processo de compreensão e aprendizagem. Reúne conhecimentos que nos nossos dias só são adquiridos já ao nível da terceira ou até mesmo da quarta classes o que não surpreende se tivermos em linha de conta que a antiga quarta classe comportava um desenvolvimento e conhecimentos  agora adquiridos apenas ao nível do nono ano.

santa nostalgia o livro da primeira classe 002_thumb[4]

Um dos aspectos de todo o livro é a qualidade das suas ilustrações, com belas cores, tornando a sua leitura num exercício agradável.

Foi livro único durante bastantes anos pelo que é hoje muito recordado por muitos portugueses.

santa nostalgia o livro da primeira classe 003_thumb[2]