Abertura da Disneyland Resort Paris

12 de Abril 1992

A 15 de Dezembro de 1985 era assinada a primeira carta de intenções entre a Walt Disney Company e o governo francês para a construção de um parque Disneyland. No final de 1984, havia 1200 localizações possíveis, reduzidas a quatro em Março de 1984: duas em França e duas em Espanha. O primeiro país tinha a favor um turismo constante ao longo do ano, o segundo um quase permanente clima subtropical. A zona rural de Marne-la-Vallé, perto de Paris, acabou por ser a escolhida por estar a menos de quatro horas de carro de 68 milhões de europeus e a menos de duas horas de voo de mais de 300 milhões de pessoas.

Disneyland-Hotel

Em 1 de Agosto de 1988 dá se o arranque das obras de construção do Parque. Novembro de 1989 – No lançamento das acções da Euro Disney SCA na Bolsa de Paris, há protestos públicos do Partido Comunista que, como alguns sectores da sociedade francesa, se insurgem então contra o que consideram uma invasão da cultura americana em solo nacional, ficando como símbolo da época o termo «Chernobyl cultural» aplicado ao Parque pela encenadora Ariane Mnouchkine. Entretanto, a absorção da Disneyland® Paris pela realidade francesa passou a ser tão absoluta que a existência da mesma deixou de ser objecto de discussão.

fantasyland__disneyland_paris_by_azerinn

No dia 12 de Abril de 1992 abertura oficial, às 9.00h, do então designado Euro Disney Resort (hoje Disneyland® Paris), que integrava o parque temático Euro Disney (hoje Disneyland® Park), a área de lazer adjacente Festival Disney (hoje designada Disney Village®) e os seis hotéis temáticos em redor. Na véspera, na apresentação à imprensa e convidados, estiveram presentes estrelas como Melanie Griffith e Don Johnson (que apresentaram a cerimónia televisiva), Eddie Murphy, Michael J. Fox, Gina Lollobrigida e Jean-Claude Van Damme.

emprego-disneyland-paris