Nascia o Rei D. Filipe III – “ O Grande “

8 de Abril  1605

Foi rei da Terceira Dinastia e o vigésimo Rei de Portugal. filho de Filipe II, rei de Portugal e de Margarida de Áustria, rainha de Portugal. nasceu em Valhadolid, Espanha a 08 de Abril de 1605 e morreu em Madrid, Espanha a 17 de Setembro 1665 e está sepultado em Madrid no Palácio do Escorial. Começou a governar em 1621 e terminou em 1640 .Subiu ao trono com apenas dezasseis anos e sem qualquer experiência de governo.

fiilpe3

Filipe III entregou a nobres da sua confiança a direção dos assuntos de estado, salientando-se o conde duque de Olivares. Em fins de 1634, foi nomeada vice rainha de Portugal a duquesa de Mântua e Miguel de Vasconcelos assegurava o lugar de secretário de estado, em Lisboa.

A miséria do povo e o seu descontentamento chegaram ao extremo. Aconteceram então diversos tumultos pelo país fora, um dos quais, o de Évora (1637), foi quase uma revolução.

Desde fins de 1639, alguns nobres portugueses projetavam uma sublevação, para o que tentaram aliciar o duque de Bragança. Em 1640, o principado da Catalunha (em Espanha) levantou-se em armas contra Filipe III (IV de Espanha), e o mesmo aconteceu com Portugal. O rei teve que bater-se simultaneamente contra Portugal, contra a Catalunha, contra a França, contra os Países Baixos e contra a Inglaterra. Esta situação favoreceu muito os interesses de Portugal.

No dia 1 de Dezembro de 1640, ocorreu o levantamento de Lisboa, que levou à detenção da duquesa de Mântua e à morte de Miguel de Vasconcelos, e que deu o trono português ao duque de Bragança, Dom João IV. O governo de Filipe III foi, em todos os aspectos, uma calamidade para os interesses de Portugal, sobretudo no que diz respeito ao Brasil, a Angola e ao Oriente.

Dom-Felipe-III-O-Grande