Concluída a Torre CN em Toronto , Canadá

2 de Abril  1975

O conceito de construção da Torre CN foi proposto em 1968 pela Canadian National Railway  para resolver constantes problemas de comunicações que aconteciam devido à construção de prédios e arranha – céus cada vez mais altos no centro da cidade, e para mostrar a força da indústria canadiana. O plano evoluiu nos anos seguintes, até que em 1972 o projecto tornou-se oficial. A torre faria parte do Metro Centre, uma grande estação Ferroviária em construção fora da cidade. Nas equipas que participaram estavam a John Andrews Architects em associação com a WZMH Architects; Webb, Zerafa, Menkes, Housden como Arquitectos auxiliares; e a Fundação de Construção Civil e Canron (Eastern Structural Division).

toronto-cn-tower

Na época, Toronto era uma “cidade explosiva”, no final dos anos 60 e início dos anos 70  tinha-se notado a construção de inúmeros grandes prédios no centro. A radiofusão no centro da cidade ficou muito difícil, devido às reflexões fora dos edifícios. A única solução seria instalar as antenas acima dos edifícios, exigindo uma torre de 300 metros (984 pés) de altura. Além disso, naquela época a maioria das comunicações de dados ocorreu por transmissão de microondas, cujas antenas foram colocadas nos telhados de grandes edifícios. Com um novo arranha-céu construído a cada ano no centro económico da cidade, os links de microondas já não eram possíveis. A Torre CN é destinada ao aluguer das suas antenas para a transmissão de sinais, cobrindo praticamente qualquer construção na grande Toronto. A Torre CN pode ser vista de lugares tão distantes como a Gamble Street, em Richmond Hill. Ontário, a aproximadamente 30 quilómetros ao norte, e de vários pontos da costa sul do Lago Ontário, a 48 quilómetros ao sul.

fuste

A construção da Torre CN iniciou no dia 10 de Fevereiro de 1973 com massivas escavações para a fundação da base da torre. Quando foi completa, 56,000 toneladas de lixo e terra foram removidos de 15 metros de profundidade, e a base incorporou 7,000 metros cúbicos de cimento com 450 toneladas de barras de ferro e 36 toneladas de cabos de aço construídos para uma espessura de 6,7 metros. Esta parte da construção foi bastante rápida, com apenas quatro meses necessários entre o início da construção da base até ser concluído para iniciar a construção vertical.

CNTower

A antena foi projectada para ser levantada originalmente por um guindaste, mas durante a construção a ideia foi substituir por um helicóptero. O helicóptero, chamado de “Olga”, foi utilizado pela primeira vez para posicionar a grua no observatório. Depois, foi utilizado para colocar as 39 secções da antena localizadas no topo, sendo que a seção mais pesada possuía 8 toneladas. O uso do helicóptero adiantou em várias semanas a construção, de seis meses para três semanas e meia. A torre foi concluída a 2 de Abril de 1975, após 26 meses de construção, obtendo oficialmente o recorde de altura e elevando a massa total para 118,000 toneladas.

cn-tower-1-gender-based-symbols