É descoberto o “Exército de Terracota “ na China

29 de Março 1974

A descoberta do exército de Terracota é uma das mais fascinantes historias da arqueologia.

Composto por figuras em tamanho real, mais de 8.000 soldados, 130 carroças com 520 cavalos e 150 cavalos de cavalaria feitos com terracota, dispostos em três poços, esse exército representa uma maravilha artística da cultura chinesa de 210 aC. Foi escavada em 1974, no distrito de Lintong em Xi’an, a capital da província de Shaanxi, perto do mausoléu do primeiro imperador de Qin.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Há uma lenda associada ao descobrimento. Um agricultor tropeçou sobre uma parede de tijolo enquanto estava a cavar um porão para vegetais. A sua tentativa fez uma fenda na parede. Olhando através do buraco, ele ficou chocado e surpreso em ver uma grande e majestosa variedade de soldados que estavam ali.

As imagens de terracota estavam tão realistas, com olhos penetrantes e cores perfeitas, que ele ficou morrendo de medo. Ele rapidamente tapou o buraco e informou ao serviço arqueológico local.

NGS Picture ID:1172420

Ao ouvir seu relatório, os arqueólogos pensaram que o fazendeiro tinha descoberto um túmulo e teve uma alucinação devido à hipoxia abaixo do nível do solo. Então um arqueólogo foi enviado para lá para descobrir os detalhes. Quando o buraco na parede estava aberto novamente, os arqueólogos viram o que o fazendeiro relatou.

Foi uma visão deslumbrante de um exército em ação! O barulho ensurdecedor do grito de guerra e a areia girando ferozmente entorno dos velozes cavalos – uma cena de guerra na dinastia Qin estava bem diante de seus olhos.

14250653_L

Lentamente, a nuvem de areia cedeu e o som desapareceu. Os guerreiros de terracota na sepultura começaram a mostrar sinais de envelhecimento. Suas cores recuaram e seus olhos se tornaram opacos. Muitas cabeças e braços quebrados e a cena mudou para o que vemos hoje.

O exército de terracota é uma espécime de arte funerária, enterrado com o Primeiro Imperador de Qin, em 210-209 aC. Acreditava-se que o exército iria seguir o imperador de Qin Shi Huang para outro Império após a morte.

O sítio arqueológico é preservado como património mundial pela UNESCO.

terracotta-warriors