Em 1938 nascia o grande Bailarino , Rudolf Nureyev

17 de Março 1938

(URSS, 1938 – París, 1993) Bailarino e coreógrafo soviético, nacionalizado britânico. Nascido num comboio , iniciou a sua carreira em 1955, ano em que ingressou no teatro Kirov de Leningrado para se tornar rapidamente o primeiro bailarino da companhia.

960

A partir de 1961 residiu alternativamente em vários países de Europa Ocidental e actuou nas melhores companhias do mundo ao lado de estrelas como Margot Fonteyn , com quem constituiu um dos pares mais aclamados de todos os tempos.

A sua prodigiosa técnica permitia lhe abordar um amplo reportório. Coreógrafo de surpreendente originalidade, os seus trabalhos se distinguiram pela espectacularidade da sua concepção: A bayadera, com música de Minkus; O lago dos cisnes, de Tchaikovsky, e Romeo e Julieta de Prokofiev.

nureyev_one

Ampliando sempre a sua formação intelectual e artística (estudou dança clássica, arte dramática, literatura, historia, filosofia, pintura e música).

Conforme o seu talento era reconhecido mais o seu carácter rebelde se acentuava, em constante luta contra as normas da hierarquia cultural soviética, que limitavam o livre desenvolvimento da Arte. Numa digressão a Paris este conflito atinge o seu auge com o bailarino a pedir asilo ás entidades Ocidentais.

Em 1983 foi nomeado director do Ballet da Ópera de Paris, após o que terminou a sua carreira até á sua morte em 1993.

Andr_Chino016-1

n6