Santa Lúcia torna se Independente

22 Fevereiro 1979

Colombo passou pela ilha em 1500 ou 1502, dando-lhe o nome de Santa Lúcia em homenagem à santa do dia. As primeiras tentativas de colonização, realizadas pelos ingleses em 1605 e 1638, não tiveram sucesso em função das doenças e da resistência dos nativos. Em 1650, os franceses se instalaram em Santa Lúcia e, em 1660, firmaram um tratado com os indígenas. Contudo, a resistência à dominação europeia provocou o extermínio deles.

pequenas_antilhas

Sucessivamente disputada pela França e pela Inglaterra, Santa Lúcia tornou-se finalmente colónia britânica em 1814. Em 1924, uma Constituição garantiu um governo representativo. Santa Lúcia foi membro da Federação das Índias Ocidentais de 1958 a 1962. Em 1967, tornou-se Estado associado, com autonomia de governo nos assuntos internos, enquanto a Grã-Bretanha ficava responsável pelos assuntos externos e pela defesa. Em Fevereiro de 1979, o país obteve a independência.

shutterstock_372013111

Nação localizada no arquipélago das Pequenas Antilhas, no Mar do Caribe. Antiga colônia francesa e depois britânica, tornou-se independente em 1979 e passou a integrar a Comunidade de Nações (britânica). A economia do país baseia-se na exportação de bananas. O turismo também é importante fonte de renda, embora seja constantemente afectado pelos furacões que atingem o país.

A Ilha de Santa Lúcia tem origem vulcânica. De norte a sul, é cortada por montanhas de onde descem cursos de água que fertilizam os vales. Os montes Gros Piton e Petit Piton, dois vulcões na praia, cercam uma pequena baía. Outra atracão, perto de Petit Piton, é Soufrère, cratera vulcânica onde existem fontes termais.A capital  é Castries.

santa_lucia-4

flag_of_saint_lucia-svg