Inicio das transmissões da TVI – Estação de Televisão Portuguesa

20 Fevereiro 1993

Televisão Independente (TVI) é a uma estação de televisão privada portuguesa.

As emissões experimentais iniciaram-se a 20 de Fevereiro de 1993, como o segundo canal privado e quarto generalista, que nessa altura tinha o nome de “4” por ser a quarta rede nacional de televisão.

logotipostvi

A emissão regular chega em Outubro de 1993 e um ano depois chega a todo o território nacional, incluindo os arquipélagos da Madeira e dos Açores através de uma rede própria de emissores.

Em 2005, substituiu a SIC como líder de audiências. Em 2016, voltou a ser líder de audiências pelo 12.º ano consecutivo, ficando assim a ser o canal generalista mais preferido dos portugueses.

Foi fundada por entidades ligadas à Igreja Católica, incluindo a radio renascença, e RFM, a universidade católica portuguesa, o santuário de Fátima, o Seminário do Cristo-Rei, a Confederação Nacional dos Institutos Religiosos e a União das Misericórdias Portuguesas, sendo actualmente detida maioritariamente pelos espanhóis do Grupo Prisa, que detêm com 94,4 por cento do capital da dona da TVI, a Media Capital. Com a TVI aparece o som estéreo em 1994.

tvi

A história da TVI pode resumir-se em duas fases essenciais: antes e depois da entrada da Media Capital. O grupo  entrou no capital social da TVI em 1997, ao comprar 30 por cento da estação, tendo Miguel Pais do Amaral assumido a presidência do grupo. Nesse ano começou a reformulação da estação de televisão que até então registava um fraco desempenho em termos de audiências e de receitas publicitárias. Logo no ano seguinte, a Sonae, associada à Cisneroa e à Lusomundo, passa a deter a gestão da televisão depois de conseguir uma posição de relevo em várias assembleias-gerais. Em Outubro de 1998, a Sonae avança com um aumento de capital, e assim a Media Capital exerce o seu direito de preferência e adquire as posições da Sonae, da Cisneros e da Lusomundo, passando a deter mais de 90 por cento do capital.

Em 2005 é a vez da Prisa entrar na TVI ao tornar-se, em Novembro, o accionista principal do grupo Media Capital. No ano seguinte, a Prisa lança uma oferta pública de aquisição sobre a totalidade das acções representativas do capital social da Media Capital, passando a controlar o grupo.

A TVI no início queria ser uma estação alternativa apostando em concursos e séries e novelas estrangeiras, tendo raros momentos portugueses, mas a partir do ano de 1998 a aposta passou a recair na ficção nacional (novelas e séries), talk shows e reality shows.

A TVI emitiu a sua programação no formato 4:3 até 2015, apesar de anteriormente ter sido reconhecida como a primeira estação a implementar o sistema Palplus, em 1994, abandonando-o em 1996.. A persistência no formato antigo chegou a despoletar críticas do ex-director de informação José Alberto Carvalho . Foi só a partir de Outubro de 2015 que todos os outros canais (incluindo a TVI generalista) passaram a emitir em 16:9.