Está de parabens o Campeão Olímpico de Atletismo Carlos Lopes

18 Fevereiro 1947

Carlos Lopes nasceu em Vildemoinhos no seio de uma família humilde. Era o mais velho de sete irmãos e mal acabou a escola primária teve de começar a trabalhar como servente de pedreiro. Depois foi marçano e ajudante numa ourivesaria em Viseu, até ser aceite na serralharia onde o seu pai trabalhava. Tinha na altura 16 anos e os seus sonhos eram ser serralheiro e jogar futebol no clube da terra.

carloslopes

Mas o Sr. António Lopes achava que ele era muito franzino para o futebol e não o deixou ir jogar para o Lusitano. Talvez tenha sido a sua sorte porque assim acabou por se dedicar ao Atletismo, o que aconteceu um pouco por acaso, quando um grupo de rapazes da terra resolveram formar uma equipa da modalidade no Lusitano Futebol Clube, depois de uma correria noturna que tinha acontecido fortuitamente no regresso de um bailarico, com Carlos a ser o primeiro a chegar a Vildemoínhos.

carlos-lopes

Para se inscrever falsificou a assinatura do pai, não fosse ele achar que também não tinha cabedal para correr. Estreou-se na São Silvestre de Viseu onde foi 2º classificado. Duas semanas depois foi Campeão Regional de Juniores em Corta Mato e a seguir foi 3º classificado no Campeonato Nacional, sendo por isso seleccionado para representar Portugal no escalão de Juniores, no Crosse das Nações de 1966, que se disputou em Rabat.

Nessa prova a imprensa nacional apontava Anacleto Pinto como um dos favoritos às medalhas, mas o melhor atleta português foi Carlos Lopes que ficou no 25º lugar. No entanto com um pouco mais de experiência poderia ter feito melhor.

screen-shot-2014-08-12-at-11-39-58

Pouco depois sagrou-se Campeão Nacional de Juniores nos 3000m e no final do ano de 1966, um emissário do Sporting Clube de Portugal apareceu em Vildemoínhos para o trazer para Lisboa. Sportinguista desde sempre, não hesitou em partir à aventura, para sob a orientação do Prof. Moniz Pereira se tornar no melhor atleta português de todos os tempos.

ng1124187