A invenção da Bússola

20 de Janeiro 850

De acordo com alguns documentos Chineses, as primeiras bússolas foram utilizadas no mar por volta do ano 850. O livro de Zhu Yu, a tabela de Pingzhou, de 1117, é o primeiro documento a mencionar a utilização da bússola como uma ferramenta para navegação.

si-nan-a-primeira-bussola-chinesa

Não existe consenso sobre como a bússola chegou à Europa e a outras partes do mundo. Uma teoria é a de que comerciantes chineses fizeram o seu caminho para o Médio Oriente e em seguida para a Europa. A invenção teria então sido espalhada pelo mundo por astrónomos e cartógrafos. Chegado o século 13, o instrumento já era amplamente conhecido e utilizado em todo o continente europeu.

A história moderna da bússola começa com a invenção do electromagneto por William Sturgeon, em 1825. A criação deste inventor britânico conduziria ao desenvolvimento da bússola moderna.

cuide-da-sua-bussola-interna1

Desde essa altura surgiram várias bússolas diferentes. O protótipo mais antigo da bússola líquida pertenceu a Sir Edmund Halley. por volta do ano de 1690. A bússola de rolamento apareceu no início do século XVIII. Em 1885, a bússola de mão tinha sido patenteada.

Hoje existem muitos tipos disponíveis. Estes produtos geralmente incluem um transferidor e um mapa de escalas. Estes dispositivos em conjunto permitem ao seu utilizador medir com precisão a sua localização.

A invenção da bússola é mais um triunfo do engenho humano. É certamente classificado como um dos dispositivos mais importantes que foram concebidos pelo homem.

bussola