“Lendas de Paixão “ – Filme

13 de Janeiro 1995

A história da ascensão e queda da família Ludlow, num cenário forte de paixão, vida e morte criado a partir do romance de Jim Harrison.

528788

Legends of the Fall, aparte a tradução em português também ajustada, é realmente o título original perfeito para este filme de 1994 onde se narra a história de uma família que se desmembra com o início da 1ª Guerra Mundial, quando se exaltam revoltas e tristezas e despoletam paixões desadequadas.

lendas1
Na primeira década do século XX, o Coronel Ludlow (Anthony Hopkins) vive retirado na sua propriedade nas montanhas com os filhos Alfred (Aidan Quinn) e Tristan (Brad Pitt) e alguns empregados, entre os quais o índio One Stab (Gordon Tootoosis). Cansado da corrupção da vida citadina e dos conflitos com a mulher, Ludlow é contudo feliz na sua vida de calmaria: o filho mais novo, Samuel ( Henry Thomas ), a terminar os seus estudos fora, completa o orgulho paterno pelos seus descendentes, cada um com uma personalidade muito própria, mas que mantêm um saudável sentido de união entre si.

lendas-da-paixao
Esta é a fase positiva das vidas de todos, que se altera justamente com a chegada de Samuel, acompanhado da sua noiva, Susannah (Julia Ormond). Isto porque aqui começam a discutir-se as causas e efeitos da 1ª Guerra Mundial, em pleno início (Samuel manifesta a vontade de se alistar ao serviço dos Ingleses, contra a vontade do pai e dos irmãos) e, a par desta divergência de opiniões, surge rapidamente uma desadequada atracção entre a bela e pura Susannah e o selvagem e apaixonante Tristan.
Os três irmãos acabam por ir para a guerra. Tristan, protegendo noite e dia o irmão mais novo, sofre um trauma irreversível com a dramática morte deste às mãos do inimigo, e assume a culpa pelo facto. Alfred regressa entretanto a casa e confessa a Susannah o seu amor por ela; só que a verdadeira queda da família começará com a volta de Tristan, a partir do momento em que se envolve com a noiva do irmão falecido e tem que enfrentar a mágoa de Alfred, que também acaba por culpá-lo da morte de Samuel. Daqui para a frente, esta história épica assume contornos inimagináveis, com Tristan no centro de diversos acontecimentos dramáticos que mudarão as vidas de todos os que estão à sua volta.