1926 – Fundação da Lufthansa

6 de Janeiro 1926

A Deutsche Lufthansa é uma das maiores companhias aéreas do mundo em termos de transporte global de passageiros, operando serviços para 209 localidades em 81 países. A companhia também é uma transportadora nacional da Alemanha. O nome da empresa é derivado de luft, que significa “ar” na língua portuguesa, e, hansa, um termo pós-Liga Hanseática, que envolvia um poderoso grupo medieval de negociação, termo em português que significa “associação”.

pic_sid6640-0-norm

A sede da Lufthansa está localizada na cidade de Colônia, como a sua base principal e tráfego primário de hub no Aeroporto Internacional de Frankfurt e Frankfurt am Main com um segundo “hub” no Aeroporto Internacional de Munique.
A Lufthansa é uma fundação-membra da Star Alliance, a maior aliança aérea do mundo. A Star Alliance foi formada em 1997 junto com as empresas Thai Airways,United Airlines, Air Canada e Scandinavian Airlines System.

A empresa foi fundada em 6 de janeiro de 1926 em Berlim, uma fusão entre a Deutsche Aero Lloyd (DAL) e Junkers Luftverkehr. O nome original da companhia já foi “Deutsche Luft Hansa Aktiengesellschaft”.

Lufthansa Foto

A Lufthansa foi recriada em 6 de janeiro de 1953 como “Aktiengesellschaft für Luftverkehrsbedarf”, “Luftag”, e foi renomeada em 6 de agosto de 1954 como “Deutsche Lufthansa Aktiengesellschaft”. A “nova Lufthansa” de 1953 não é sucessora legal da Lufthansa fundada em 1926 que existiu durante a Segunda Guerra Mundial. Em 1° de abril de 1955 a Lufthansa retoma suas operações na Alemanha. As operações internacionais também foram retomadas no dia 15 de maio de 1955, com voos para diversos locais da Europa, seguido pelo serviço para a cidade de Nova Iorque em 8 junho de mesmo ano, usando aviões da Lockheed, do modelo Super Contellation. As rotas pelo o Oceano Atlântico foram retomadas em agosto de 1956.

O logotipo da Lufthansa, um guindaste cercado em voo, foi criado em 1918. Fazia parte da farda da primeira companhia aérea alemã, a Deutsche Luftreederei GmbH (DLR), que iniciou os seus serviços aéreos em 5 de fevereiro de 1919.

lufthansa-logos

O guindaste estilizado do logotipo foi concebido pelo professor Otto Firle. Em 1926 a Lufthansa adotou este símbolo de Aero Lloyd AG, que em 1923 fundiu com a Deutsche Luftreederei. O criador original do nome Lufthansa acredita-se que seja Fischer von Puturzyn. Em 1925 ele publicou um livro intitulado “Luft-Hansa”, que analisou as opções em aberto para a aviação dos políticos do momento. Lufthansa foi o nome dado para a nova companhia aérea que resultou da fusão de Junkers Luftverkehr AG e Deutscher Aero Lloyd.

A Lufthansa airline logo is pictured in Frankfurt airport