1960 – Independência da Mauritânia

28 de Novembro 1960

A Mauritânia é uma nação africana situada numa área de transição entre a África Mediterrânea e a África Subsaariana. O país faz fronteiras com o Saara Ocidental (a noroeste), Argélia (ao norte), Mali (ao sul e a leste), Senegal (a sudoeste), além de ser banhado pelo oceano Atlântico (a oeste).

mauritania1

Em 1903, a Mauritânia foi transformada num protectorado francês. A independência nacional foi obtida em 1960, sendo adoptada a lei islâmica. O país foi o último a abolir a escravidão, em 1981. Entretanto, organismos de direitos humanos denunciam que ainda existe a prática de trabalhos escravos na Mauritânia.
O deserto do Saara cobre mais de 65% do território nacional, facto que prejudica o desenvolvimento da agricultura, que é realizada somente numa estreita faixa de terra no sul, onde se cultivam tâmaras e cereais. A principal actividade económica do país é a extracção de minério de ferro, mas outro destaque da economia nacional é a pesca marítima.

mauritania-bandeira

Com vários problemas socioeconómicos, a Mauritânia apresenta baixo Índice de Desenvolvimento Humano. A taxa de mortalidade infantil é elevada. O analfabetismo atinge cerca de 44% dos habitantes.

mw-1240