1990 – Lançamento da Consola SuperNintendo

21 de Novembro 1990

Super Nintendo Entertainment System, Super Sistema de Entretenimento Nintendo (também conhecido como o Super NESSNES ou Super Nintendo) é um consola de video jogos de 16 bits desenvolvido pela Nintendo que foi lançado em 1990 no Japão, 1991 nos Estados Unidos, 1992 na Europa e Austrália e América do Sul em 1993. No Japão, o sistema é chamado de Super Famicom (Sūpā Famikon), oficialmente, adoptando o nome abreviado do seu antecessor, o Family Computer), ou SFC . Na Coreia do Sul, é conhecida como a Super Comboy e foi distribuído pela Hyundai Electronics. Embora cada versão seja essencialmente o mesmo, várias formas de bloqueio regional impedem as diferentes versões de serem compatíveis entre si.

super-famicom-console-set

Tudo começou quando a NEC decidiu competir com o famoso NES. Sendo assim, lançou o videogame TurboGrafx 16  em Outubro de 1987. Já a SEGA, lançou o videogame Mega Drive em 1988. Como os dois videogames tinham processadores de 16 – Bits, mais avançados que o famoso NES, a Nintendo decidiu unir as forças para lançar um videogame com novo sistema, sendo assim o sucessor do Nintendo (Famicom no Japão) batizado com o nome de Super Nintendo (Super Famicom no Japão).

A versão europeia da consola (lançada em 1992) é visualmente idêntica ao modelo japonês. O controle também é praticamente idêntico, com botões coloridos. Porém na Europa o sistema de cores do consola é  PAL, enquanto no Japão e Estados Unidos é NTSC.

Nos Estados Unidos, o Super NES começou relativamente mal, mas logo ultrapassou em vendas o seu principal concorrente, o Mega Drive, graças a jogos como o Super Mário World , a lenda de Zelda, Super Metroid, Mortal Kombat, e os jogos das séries Final Fantasy, Dragon Quest e outros, consolidando-se, assim, como o maior nome da era 16-bits.

super_mario_world_na

O Super NES e Super Famicom foram lançados com apenas alguns jogos, mas esses jogos foram bem recebidos no mercado. No Japão, apenas dois jogos. Os dois jogos no lançamento foram Super Mário World e F – Zero. O primeiro, estrelado pela mascote Mário, costumava acompanhar a consola nas vendas e contabilizou 20 milhões de cópias. O segundo contabilizou 2,85 milhões e deu início a mais uma série da Nintendo.

O Super NES foi sucedido pelo Nintendo 64 em 1996.

zeldawallpaper1024